O Melhor de sãopaulo - Serviços

Parque Ibirapuera é o centro de esportes e lazer mais citado em SP

Horário, dia, condições climáticas e temperatura, nada muda a rotina do Ibirapuera. Aberto todos os dias das 5h às 24h e com entrada livre na madrugada de sábado pra domingo, o colosso verde na zona sul é o preferido dos paulistanos.

Com uma média de 30 mil frequentadores nos dias de semana e de 120 mil usuários no domingo, o Ibirapuera foi citado por 28% dos entrevistados pelo Datafolha sobre o melhor centro de esportes e lazer.

As dez quadras e o campo de futebol ajudam a explicar a preferência. A escolha é ainda maior entre os que têm de 26 a 40 anos (34%), na classe A (34%) e entre moradores da zona sul (40%), onde fica a área equivalente a 192 campos de futebol.

O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Wanderley Meira, 59, diz acreditar que as ofertas de serviços, lazer e cultura influem no resultado. "A população tomou o parque, no bom sentido, e isso é o que a gente quer."

O número de eventos realizados por lá justifica a quantidade de frequentadores. Em 2015, o local foi palco da Bienal do Grafite, de homenagem a Ayrton Senna, do festival O Boticário na Dança, da feira SP-Arte e do show da cantora francesa Zaz, entre outros.

Infográfico/Arte Folha

Mario Sergio Silva, 48, assessor esportivo, elenca a importância atlética do parque: "É um local tradicional de encontro de corredores. E hoje também há muitos ciclistas e skatistas".

Para Meira, a demanda precisa ser transposta para outros espaços: "Se continuar assim, o Ibirapuera pode entrar num ponto de fadiga. E há outros parques interessantes, como os do Carmo, do Trote e do Povo".

Thobias Furtado, 35, da ONG Parque Ibirapuera Conservação, defende um plano de restauração que envolva sociedade civil, especialistas e órgãos de tombamento: "O parque também precisa de pequenas mudanças, como mais banheiros, em particular para a terceira idade".

Serviço: Espaço de esportes e lazer que abriga eventos como shows e exposições
O que oferece: Tem quatro bebedouros caninos, 50 carrinhos de sorvete e duas quadras de peteca
Criação: Aberto em agosto de 1954
Contato: Av. Pedro Álvares Cabral, 1. Tel.: 5574-5045

Mapa/Folha

Publicidade
Publicidade