O Melhor de sãopaulo - Serviços

Sem Parar é o melhor pedágio eletrônico para 24% dos paulistanos

Assim que o carro parou em um posto na estrada, a mulher de Pedro Donda foi direto comprar um Sem Parar. "Nessa viagem não pego mais em moedinha", disse ao marido.

Quem conta a coincidência é o próprio empresário, um sereno matemático de 61 anos. À época, 2003, ele não tinha noção de que cerca de três anos depois sentaria na cadeira da presidência da empresa sediada em Osasco (Grande São Paulo).

O Sem Parar foi considerado o melhor pedágio eletrônico por 24% dos paulistanos entrevistados pelo Datafolha. A escolha atinge 39% na classe A e é mais recorrente nas zonas oeste (30%) e central (28%).

Infográfico/Arte Folha

Fundada em 2000, a empresa funciona em 12 Estados e possui 4,9 milhões de clientes pagando um de seus cinco planos, cuja adesão custa entre nada e R$ 77,06.

Com faturamento de R$ 9,9 bilhões em 2014 (em 2015 devem ser R$ 11,2 bi), atuou sozinha no Estado até 2011, quando a Artesp (agência de transporte do Estado) abriu o setor.

"O Sem Parar disponibilizou a tecnologia, mas ficou dedicado a quem usava estradas com muita frequência", diz Giovanni Pengue Filho, 43, diretor da Artesp. Para ele, a concorrência baixou o preço e variou o serviço.

"Nossa missão agora é tornar a vida mais fácil nas cidades", diz Donda. Foi por isso que o Sem Parar estendeu os serviços a estacionamentos e aeroportos, criou aplicativo de táxi e, desde 2014, investe na tecnologia de pagamento automático em postos Shell —bandeira da empresa Raizen, uma das sócias do Sem Parar, ao lado do CCR (de concessionárias de rodovias) e de grupos internacionais.

"Em um país com 60 milhões de veículos, há muito a ser feito", conclui Donda. São aproximadamente 25 milhões de carros do Estado de São Paulo rodando por 22 mil quilômetros de rodovias estaduais.

A maioria dos consultados pelo Datafolha (58%), porém, não soube citar um serviço de pedágio eletrônico. Tornar o produto mais conhecido parece ser o próximo desafio do setor.

Serviço: Pagamento automático de tarifas em pedágios de estradas e em locais como estacionamentos e postos de gasolina.
O que oferece: Aplicativo de táxi para seus clientes e cobrança automática do abastecimento em 176 postos Shell na capital.
Criação: Começou a funcionar em novembro de 2000.
Contato: www.semparar.com.br

Mapa/Folha

Publicidade
Publicidade