O Melhor de sãopaulo - Serviços

Metrô é escolhido como melhor transporte por 64% dos paulistanos

De sua sala no décimo andar de um prédio na rua Boa Vista, no centro, Clodoaldo Pelissioni vê as câmeras de todas as estações do metrô. São 15h30 e elas antecipam uma migração: em poucas horas, mais de 2 milhões de pessoas viajariam nos trens.

Elas pegarão composições lotadas, mas chegarão rápido, espera Pelissioni, há um mês o presidente do Metrô e secretário dos Transportes Metropolitanos desde o início do ano.

Nos próximos anos, ele terá a missão de comandar a maior expansão já realizada pelo metrô paulistano. "Vamos mais que dobrar a rede atual, de 78 km, projeta. "O objetivo é atrair mais usuários e tirar carros das ruas."

Se concretizada, a expansão ampliará acesso ao serviço de transporte mais bem avaliado da cidade. Segundo o Datafolha, 64% dos paulistanos escolhem o metrô, à frente de ônibus (7%), táxi (3%) e trens da CPTM (1%).

"No metrô, a pessoa sabe que vai chegar ao destino no horário", avalia Pelissioni. "Os trens são cheios, mas é uma viagem curta, de 15 minutos."

Infográfico/Arte Folha

As obras para a construção das linhas 6-laranja, 15-prata e 17-ouro e para o prolongamento da linha 5-lilás estão em andamento. A extensão da linha 2-verde possui contrato assinado e o monotrilho 18-bronze está na fase de elaboração de projeto.

Todas precisam vencer um obstáculo frequente: atrasos. A linha 4-amarela, por exemplo, teve contrato assinado em 2003 e ainda não foi concluída -e não há data para isso. A aposta para acelerar as coisas são parcerias com consórcios de construtoras.

Há planos de instalar ar-condicionado em toda a frota até 2018 e, nos últimos anos, o piso preto das plataformas foi trocado por placas cinzas.

"As novas linhas são luxuosas, mas muito caras. Há opções que custam menos, como corredores de ônibus BRT", pondera Carlos Guimarães, especialista em transportes da Unicamp.

Nesta semana, o metrô terá um desafio mais urgente: os funcionários farão assembleia na segunda (1) para decidir se entram em greve na terça (2).

Serviço: Empresa operadora do serviço de metrô em São Paulo
Criação: Criada em 1968, inaugurou o serviço em 1974, com a linha 1-azul
Contato: www.metro.sp.gov.br e 0800-7707722

Mapa/Folha

Publicidade
Publicidade