O Melhor de sãopaulo - Serviços

Hospital deve tornar todo tipo de parto seguro, diz diretor do Santa Joana

Marco Antônio Zaccarelli, diretor-geral do grupo Santa Joana, diz que está fazendo bodas de prata na instituição. Há 25 anos na maternidade, eleita uma das melhores de São Paulo, ele destaca a infraestrutura do local para atender casos de grande complexidade.

"Interessa para gente o parto seguro, independentemente da via. Nosso foco é dar segurança. O Santa Joana acabou se tornando uma referência em alta complexidade e vem grávidas do Brasil todo para cá."

sãopaulo - Como o Santa Joana nasceu?
Marco Antônio Zaccarelli - O hospital foi fundado em 1948 pela família que segue aqui. Começou em uma casa com arquitetura antiga, que era chamada de "castelinho", no Paraíso.

Com uma trajetória de 67 anos, como se adaptar às mudanças?
Estivemos sempre na vanguarda, como no conceito de maternidade com hotelaria. Do ponto de vista médico, as complicações na gravidez aumentaram, o que está ligado a gestações tardias e à presença da mulher no mercado de trabalho. O paciente também está mais exigente quanto à oferta e aos tipos de serviço.

Fala-se muito da escolha do tipo de parto. Como o hospital lida com quem recusa a cesárea?
Fomos os precursores do parto humanizado em suítes ao lado do centro obstétrico. Respeitamos muito a opção do médico e da paciente. Mas o grande papel do hospital é tornar o parto seguro por qualquer via.

Publicidade
Publicidade