Restaurantes eleitos júri

Famiglia Mancini é tão kitsch quanto acolhedor e serve pratos bem fartos

Famiglia, escrito assim, em italiano, é a palavra que melhor resume um típico almoço de fim de semana no Famiglia Mancini. Tudo é enorme neste restaurante que serve boa comida italiana há 35 anos no centro de São Paulo.

A abundância salta aos olhos já na decoração, tão kitsch como acolhedora: nas paredes, espelhos, vitrais, máscaras venezianas, mapas e fotos; no teto, garrafões de vinho pendurados; nos salões, estátuas apolíneas e uma fonte jorrando água.

A hipérbole se estende aos comes e bebes, com centenas de itens no cardápio de carnes, massas e risotos e um bufê de antepastos para dormir abraçado, com oito tipos de azeitonas, dez de queijos e toda sorte de frios, embutidos e conservas (não perca o vinagrete de polvo) —a exceção é a carta de sobremesas, com aspecto e temperatura de geladeira.

A frequência da trattoria combina com seu nome. No sábado em que estive no local, muitas mesas abrigavam avós, pais e filhos.

Comendo juntos, congregados. O Famiglia Mancini é um lugar para levar a sogra (se você gosta da sua, claro).

Minha mesa não era diferente: eu, a mulher, a sogra, a criança e o bebê devoramos alegremente uma suculenta perna de cabrito ao forno, com batatas, brócolis e arroz.

Um prato famiglia —no preço (R$ 228) e no tamanho (levamos quentinhas para casa).

R. Avanhandava, 81, Bela Vista, região central, tel. 3256-4320. 180 lugares. Seg. a qua. e dom.: 11h30 à 1h. Qui.: 11h30 às 2h. Sex. e sáb.: 11h30 às 3h. Estac. c/ manob. (R$ 23 - convênio).

MELHOR RESTAURANTE A QUE O PÚBLICO JÁ FOI (DATAFOLHA) E MELHOR ITALIANO

TAMBÉM GANHOU (DATAFOLHA): TERRAÇO ITÁLIA, OUTBACK, A FIGUEIRA RUBAIYAT e FASANO

Publicidade
Publicidade