Inspirado em Coutinho, projeto indaga: qual o samba da sua vida?

Se sua vida desse um samba, qual seria? Essa é a pergunta que a artista e pesquisadora Aidê Resende tem feito pelas ruas de São Paulo. Inspirada no trabalho do cineasta Eduardo Coutinho "As Canções", de 2011, ela pretende descobrir com quais canções os paulistanos mais se identificam quando pensam sobre si mesmos.

Na rua desde março fazendo entrevistas para o projeto Eu Sou o Samba, Aidê compartilha, desde junho, um vídeo por dia no site do projeto e redes sociais. A ideia é coletar depoimentos em todo o Estado de São Paulo, somando 365 sambas em um ano.

A sua ideia era criar algo para que as pessoas pudessem refletir sobre suas referências culturais. "Por incrível que pareça, tem até gótico curtindo", diz a idealizadora.

ASSISTA AO DEPOIMENTO DE TERESA

Eu Sou o Samba

LEIA A ENTREVISTA COM AIDÊ SOBRE O PROJETO:

O que é o samba para você e qual é o samba da sua vida?
É uma identidade tanto familiar, quanto cultural. O samba da minha vida, hoje, é "Ainda Mais". Uma composição de Eduardo Gudin e Paulinho da Viola que encaro como se os compositores estivessem me dizendo "tenha calma, minha filha", de um jeito muito paternal e poético.

Quando começou?
As filmagens começaram em março, mas o site foi ao ar no dia 21 de junho e desde então, tenho cumprido com a proposta de publicar um vídeo por dia. Mas é uma performance mesmo. Nem sempre consigo antecipar a publicação e tenho que parar tudo que estou fazendo para ir para casa, editar e publicar o vídeo.

Como é o processo?
A maior parte das entrevistas é feita em intervenções nas ruas. Deixamos uma plaquinha com a pergunta "qual é o samba da sua vida?" e quem quiser participar, já começa a contar. Por incrível que pareça, tem até gótico curtindo. O segundo momento, é o de conversar com músicos, artistas e pesquisadores. As respostas deles também não fogem a uma tendência em privilegiar histórias afetivas.

Explica um pouco sobre como o Eduardo Coutinho influenciou o seu projeto?
O filme "As Canções" do Eduardo Coutinho é a referência mais forte de todas. A pergunta abre um processo de autoconhecimento. Eleger uma única canção como a música da vida é delicado. No filme aparece uma inglesa que vem morar no Brasil e passa por uma separação aqui. O ex-amor é um carioca que gosta de samba e ela conta que se salvou ouvindo "Você Me abandonou", da velha guarda da Portela.

Pretende fazer um outro produto com o resultado das entrevistas?
O projeto vai se revelando a cada dia e já tenho algumas ideias, mas nada absoluto. A resposta ao projeto não poderia estar sendo melhor e com isso, várias possibilidades de desdobramentos vão surgindo.

Publicidade
Publicidade