Audioguia leva ouvinte por passeio entre histórias faladas do Bom Retiro

Andar pelo Bom Retiro guiado pelas vozes e histórias de 12 pessoas, de moradores do bairro a especialistas em urbanismo.

Esta é a proposta do audioguia lançado na segunda (3) pelo Casa do Povo, fundada em 1953 naquele tradicional bairro paulistano.

Com duração de cerca de 55 minutos, o áudio pode ser baixado gratuitamente por meio de um código disponibilizado na sede do centro cultural ou pelo link do estúdio Zut, parceiro no projeto. O arquivo pode ser executado em qualquer dispositivo que leia mp3.

"A gente preza muito a ideia de pensar a cidade a partir do bairro. Queríamos contar a história do bairro, e isso passa por conhecer o nosso entorno. Achamos que a melhor forma de fazer isso seria com um audioguia, que é um projeto que fica aberto 24 horas por dia, sete dias por semana", conta o francês parisiense radicado no Brasil há dez anos Benjamin Seroussi, 35, um dos diretores da Casa do Povo.

"Queríamos que as pessoas sentissem a experiência do corpo."

"São Paulo é completamente complexa. Um projeto como esse não sei como faria sentido em Paris, que tem sua história tão bem contada. Aqui as coisas somem rápido. A escola em que você estudou, a casa da sua avó, lugares onde você brincava... Somem do mapa. No audioguia, pelo som, as histórias são contadas por pessoas que têm essas histórias no corpo, que podem contar histórias que você não vê mais."

A gravação foi feita com técnica binaural, em que o som vai oscilando entre os ouvidos. Ao longo do percurso, que começa e termina na Casa do Povo, são apresentados diversos moradores e frequentadores do bairro que se tornam guias do ouvinte, ambientados com ruídos da cidade. "Se você faz isso passeando, parece que você está conversando com alguém", explica o francês.

E como lembra a narradora antes de dar início ao passeio, só "cuidado com o trânsito e seus pertences na rua, tá bom?".

Publicidade
Publicidade