Viaja sãopaulo

São Paulo supera NY e ganha título de melhor destino natalino em pesquisa

A capital paulista foi escolhida como o melhor destino de Natal por 15% dos entrevistados pelo Datafolha em pesquisa sobre os melhores destinos e serviços de viagem. Veja aqui quais foram os critérios avaliados.

Pense naquele filme sobre o Natal dos sonhos de Hollywood. O que faz a graça da história? Um monte de gente comprando presentes de última hora, lojas lotadas, uma decoração intensa que domina a cidade, pontos turísticos ligados a Papai Noel, a cidade toda iluminada com bolas e luzinhas piscantes, criando um clima de alegria contagiante. Para completar, uma farta ceia em família e, depois, o grande aeroporto para iniciar a viagem de Ano Novo.

Todos os temperos dessa receita complexa podem ser encontrados em São Paulo. É certamente por isso que a capital paulista é o destino mais desejado segundo os entrevistados na pesquisa Datafolha, seguida por Nova York, a grande metrópole dos Estados Unidos.

Desde a virada do século 19 para o 20, São Paulo se mira no cosmopolitismo da cidade norte-americana e, por isso mesmo, acabou gerando uma fórmula semelhante ao sul do Equador. Lá como aqui, o fascínio não é como o do Rio, a cidade maravilhosa abençoada por Deus. São Paulo é outra coisa, os seus atributos são construídos pelo trabalho do homem.

Milhões de brasileiros fazem compras no maior parque comercial do país, com lojas populares, como as da 25 de Março e do Bom Retiro, e caríssimas, como as dos grandes shoppings de luxo nos Jardins e no Morumbi, além de milhares de opções entre esses extremos. O "Natal Iluminado" atrai outros milhares à Paulista, ao Ibirapuera ou a passeios por toda a cidade, assim como os melhores restaurantes do país, teatros, cinemas, hotéis... Tudo em quantidades sem paradigma no Brasil ou mesmo no mundo. Como diz a jornalista e apresentadora de TV Rita Lobo, São Paulo, "sabendo levar", é como Paris ou Nova York.

O desconto do "saber levar" fica por conta dos defeitos, que não são poucos, a começar pelos preços frequentemente maiores do que na França ou nos Estados Unidos. E os buracos nas calçadas, a sujeira nas ruas, os ônibus barulhentos, o metrô mais lotado do que deveria.

Mas vale a pena: tanto é que milhões de brasileiros já vêm a São Paulo passar o Natal todos os anos. E não se sabe que estejam todos sob efeito de alguma epidemia de loucura ou cegueira, como imaginou Saramago.

É o espírito crítico, mal-humorado, dos paulistanos que faz com que os pontos positivos da capital paulista sejam pouco considerados por seus moradores, embora amados pelos forasteiros.

E não é de admirar que São Paulo apareça no topo de uma lista de melhores lugares para visitar, seja para o Natal ou outra época qualquer. Afinal, a cidade já é há mais de dez anos o principal destino de viagens no Brasil, superando Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e todos os outros lugares exuberantes que Deus concedeu ao nosso país.

Publicidade
Publicidade