Natureza selvagem africana é tema de nova mostra fotográfica no MIS

Com um carro "um pouco velho" e uma câmera, Janaina Matarazzo se embrenha uma vez por mês na natureza selvagem de Botsuana, ao sul da África. Uma seleção de 19 dos registros da fotógrafa nessas incursões embasa a mostra "Mundo à Parte", em cartaz até 25/10 no MIS (Museu da Imagem e do Som).

O projeto de Janaina, 38, começou há cerca de sete anos, quando a paulistana trocou a cidade natal pelo continente africano e passou a registrar reservas e parques nacionais.

Medo de ir sozinha ela tem, mas diz ser algo que já trabalhou bastante. "Ele [o temor] faz parte de estar vivo. Não existe viver sem situações incertas. Também tenho medo, por exemplo, de andar pelas ruas de São Paulo", conta Janaina, que tem seu trabalho fotográfico exposto pela primeira vez em um museu.

A curadoria de André Sturm, diretor do MIS, privilegia imagens da luz natural e do movimento dos animais. Elefantes e zebras são os preferidos da artista, que ainda se emociona diante de cenas "chocantes".
"Respeito a natureza, mas até hoje me emociono", diz, sobre registrar um animal comendo outro. "Acabo indo por uma linha mais 'mágica' e menos dramática".

Janaina, que prefere fotografar pela manhã e no fim da tarde, "quando a iluminação é mais bonita", tem por maior desafio manter a atenção: "Procuro captar situações inesperadas e fazer poesia em alguns segundos", afirma a fotógrafa.

MIS. Av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. Ter. a sáb.: 12h às 20h (até as 21h). Dom.: 11h às 19h (até as 20h). Até 25/10. Livre. Estac. (R$ 10 - convênio). Visita monitorada p/ educativo@mis-sp.org.br. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade