De circo a pilates com boxe, academias lançam novas aulas para o verão

Os meses que antecedem a chegada do verão são o momento no qual as academias costumam anunciar as novidades capazes de proporcionar um corpo magro e atlético.

Antenadas nas principais tendências internacionais, elas apostam em aulas inventivas, dinâmicas e divertidas para quem já se cansou das repetições dos aparelhos de musculação e da monotonia das bicicletas ergométricas.

Neste ano, o "modelo hit" da vez são treinos mais curtos, de 45 a 50 minutos, mas de alta intensidade -a promessa é que queimem mais de 500 calorias por aula.

"Pela questão de tempo, as aulas tendem a ter menor duração e a fundir o estímulo cárdio ao zen e à força, porque ninguém mais tem tempo para ficar fazendo uma aula só de alongamento e depois uma aula só de cárdio. Mas o condicionamento físico precisa desses três estímulos", diz Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech.

Há 15 anos, ele é o responsável por "pincelar" as principais tendências fitness do mundo e trazê-las para as unidades da rede em São Paulo e de todo o resto do Brasil.

Segundo Netto, também estão em alta exercícios que, em vez de aparelhos e acessórios para musculação, fazem uso do próprio peso corporal, caso da calistenia. A técnica está presente nas aulas de "Superioga", uma das novas aulas na programação da Bodytech.

"A aula tem uma pegada muito forte da parte muscular, não é só postura. Tem feito um sucesso legal. Até o final do ano lançaremos para o Brasil todo", adianta.

Outro nicho que deve aparecer mais daqui para a frente é o de crianças e adolescentes. A Competition, por exemplo, oferece aulas de sapateado para os pequenos de três a dez anos.

Ainda neste mês, a própria Bodytech planeja implementar um projeto piloto voltado para este público. "O adolescente acha careta fazer a mesma coisa que o pai, então, em vez de spinning, ele vai fazer o 'Bike Challenge', diz Netto.

Saiba quais são as novas apostas em quatro academias da cidade

BODYTECH
A novidade de uma das maiores redes da cidade mistura pilates, boxe e dança. Trata-se do "Piloxing", modalidade que se tornou febre nos Estados Unidos e na Europa. Descalços e usando luvas com pesos, os alunos são submetidos a um treino de alta frequência cardíaca e baixo impacto, que promete queimar calorias e tonificar o corpo. A mistura entre ioga e ginástica resultou na "Superioga", que favorece o ganho de massa muscular e ajuda a acelerar o metabolismo, derretendo calorias.

Bodytech. R. da Consolação, 2970, Cerqueira César, região central, tel. 3897-3000. bodytech.com.br

BIO RITMO
Com 30 minutos de duração, o novo treinamento da BioRitmo, o Bio ViPR, trabalha força, potência, flexibilidade e resistência com o uso de cinco níveis de cargas, de quatro a 12 quilos. A intenção é trabalhar os músculos da região do abdômen e da lombar, além de melhorar a agilidade e o equilíbrio. Cada sessão promete eliminar 500 calorias. Segunda novidade, os treinos coletivos funcionais recorrem a circuitos e acessórios para afastar a monotonia da musculação. As aulas têm 45 minutos e queimam 800 calorias.

Bio Ritmo. R. Quinze de Novembro, 194, Sé, região central, tel. 3248-3200. bioritmo.com.br

ECOFIT CLUB
Baseada em um conceito de "sustentabilidade", a academia inaugurada em 2005 oferece o novo programa "Ecocardio". O treinamento ergométrico especial é dividido em sete categorias, cada uma voltada para eventuais necessidades dos alunos: emagrecimento, condicionamento físico, pós-lesão, alta performance, além dos programas especiais para idosos, gestantes e cardiopatas. A partir de outubro, a Ecofit Club se programa para iniciar aulas de circo, com malabares e cama elástica.

Ecofit Club. R. Cerro Corá, 580, Alto de Pinheiros, região oeste, tel. 2148-4000. ecofit.com.br

COMPETITION
Com unidades em Santa Cecília, nos Jardins e na Bela Vista, a academia aposta em quatro novas modalidades: slackline, funcional, bike com realidade virtual e sapateado. O treino sobre a fita ajuda na coordenação, consciência corporal e também alivia o estresse. Nos circuitos do treinamento funcional, os alunos trabalham todas as regiões do corpo. Na "Bike.Comp", uma rota imaginária é projetada num telão e os pequenos podem fazer barulhos com os pés nas aulas de sapateado.

Competition. R. Dr. Albuquerque Lins, 1080, Santa Cecília, região central, tel. 3660-8400. competition.com.br

Publicidade
Publicidade