Martin Parr realiza sua primeira mostra individual em São Paulo

Numa imagem clicada por Martin Parr, um dos principais nomes da fotografia contemporânea, duas crianças loiras com roupas azuis —a menina de vestido, o garoto de camiseta e shorts— se lambuzam com sorvete na beirada de uma calçada. A sobremesa também aparece em outra foto, na mão de um adolescente que observa abobado os seios de uma atendente que, mal-humorada, encara a câmera.

Os retratos estampam os fotolivros "The Last Resort" (2009) e "Phaidon: 55" (2007) e podem ser conferidos até 14/11 na mostra "Covers Exhibition", a primeira individual de Parr em São Paulo.

Em cartaz na Galeria Lume, a exposição reúne 22 imagens que foram capa dos livros produzidos pelo britânico entre 1982 e 2014, além de uma linha do tempo que resgata sua trajetória por meio das capas de suas 76 publicações. A maioria delas nunca foi exposta no Brasil.

Presidente da agência Magnum, Parr ficou conhecido por retratar de forma irônica momentos cotidianos que envolvem consumo e lazer da classe média.

Ele começou fotografando em preto e branco, mas, em 1983, seus registros ganharam cores saturadas -bem evidentes, por exemplo, em suas conhecidas fotos de banhistas apinhados em praias.

Em 2016, o britânico também irá ser objeto de uma exposição no MIS (Museu da Imagem e do Som).

Galeria Lume. R. Gumercindo Saraiva, 54, Jardim Europa, região oeste, tel. 4883-0351. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 11h às 15h. Até 20/11. Livre. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade