Com estreia no MIS, peça interativa fala sobre viagem sem volta a Marte

O ponto final no título do espetáculo "Você Não Está Aqui.", que estreia na próxima sexta-feira (30) no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), serve para representar o tamanho minúsculo que o planeta Terra tem de fato.

O texto escrito por Pedro Granato e Ricardo Malerbi, que começou a ganhar forma há um ano, instiga uma reflexão sobre as visões distorcidas que criamos de fatos científicos, como a proporção entre Terra e Sol —esse último é infinitamente maior do que nosso planeta, mas na maioria das ilustrações que conhecemos ele não aparece tão grande.

Ding Musa/Divulgação
Ricardo Malerbi em cena de "Você Não Está Aqui.", que estreia no MIS
Ricardo Malerbi em cena de "Você Não Está Aqui.", que estreia no MIS

Granato, que também dirige a peça, brinca que resgatou as aulas de física da escola. "O legal é pegar esse lado da ciência com um viés humanista, colocar as coisas em perspectiva", diz o autor, que diz ter pesquisado muito, tanto em livros clássicos —como os do físico Albert Einstein (1879-1955) e do astrônomo Carl Sagan (1934-1996)— quanto em publicações recentes.

O público é determinante no monólogo interpretado por Malerbi, construindo e escolhendo os rumos da história a partir da pergunta: "Você aceitaria embarcar em uma viagem sem volta a outro planeta?".

A ideia é que esse questionamento induza a plateia —que ficará caminhando pelo salão redondo do MIS, onde a montagem será encenada— a pensar sobre quem somos e sobre nossa importância no mundo. Trechos de vídeos da Nasa em alta resolução também serão exibidos.

Informe-se sobre o evento

Zé Carlos Barretta/Folhapress
O diretor Pedro Granato divide a autoria do texto com o mágico Ricardo Malerbi
O diretor Pedro Granato divide a autoria do texto com o mágico Ricardo Malerbi
Publicidade
Publicidade