Em dia de divulgação de aprovados, hackers tomam site de escola de teatro

A atriz Ana X. acordou às 6h do sábado, 19, na esperança de ter para o café da manhã uma boa noticia: a divulgação dos aprovados para os cursos da SP Escola de Teatro estava marcada para este dia.

Mas, ao entrar no site da instituição, nascida de profissionais dos teatros da praça Roosevelt e financiada pelo governo do Estado com cerca de R$ 8 milhões anuais, deu de cara com a imagem de uma máscara inesperada. Era a efígie do rosto de Guy Fawkes, mais conhecida pela apropriação que o grupo de hackers Anonymous fez dela.

Os piratas virtuais tomaram o site da escola de teatro no dia em que seriam divulgados seus novos alunos. Em vez das listas com os aprovados para cursos de dois anos de atuação, dramaturgia, direção, iluminação, humor e figurino, os vestibulandos encontraram na página uma mensagem de cinco minutos, lida por uma voz robótica.

Os Anonymous afirmam no texto que a ação é para lutar por "Um mundo onde o verdadeiro propósito é viver em liberdade, sem ser restringido por regimes corruptos e governados pela sede de poder e lucro".

"Eu tentei ver a lista a partir da meia-noite", diz um candidato a ator que pede para não ser nomeado, "mas já estava a voz do robozinho. O jeito é segurar a ansiedade".

A SP Escola de Teatro afirma que o problema foi resolvido antes das 8h, quando o site voltou ao ar. A lista de aprovados foi publicada às 9h30.

Publicidade
Publicidade