Agora vai: confira opções de esportes e onde praticá-los para suar em 2016

A engenheira Leticia Tomaselli, 30, já fez natação, academia, pilates –mas parou, seja pela questão da rotina agitada, seja pela falta de afinidade.

Mas em 2016 ela afirma: vai comprar um apartamento e completar uma meia maratona (21 km).

"Correr estava entre as minhas metas para 2015, só que acabei dando mais prioridade ao lado profissional", diz Leticia. Ela é um dos paulistanos que decidiram aproveitar o incentivo de um novo ano e a cidade que atrai para as ruas no verão para dar início à prática de um exercício físico.

Começar janeiro com a resolução de iniciar novos hábitos ou retomar práticas saudáveis pode sim ter impacto pelo fator da simbologia. "Mas a grande questão é o fato de começar. O importante é que a pessoa busque estabelecer metas que caibam em sua rotina e consiga segui-las", avalia o psicólogo do esporte Maurício Pinto Marques, 33.

"É interessante ter objetivos para curto, médio e longo prazo. Assim, pode-se valorizar o que foi feito. Uma das coisas que mais motivam alguém é conseguir observar o progresso."
Mas a prática de exercícios não faz milagres se executada sem adequações, como na alimentação -que pode variar segundo o objetivo (perda de peso, melhora do condicionamento físico ou ganho de massa).

"É importante que o exercício seja orientado por um educador físico, ainda mais quando se trata de um sedentário", explica Ricardo Galotti, especialista em medicina do esporte.

A sãopaulo reuniu, nos links abaixo, opções de atividades físicas, assim como grupos e lugares onde praticá-las na cidade, para quem decidiu que, neste ano, é pra valer.

Treinar e suar é só começar.

Publicidade
Publicidade