Filme 'Spotlight' detalha investigação jornalística contra padres pedófilos

Durante três décadas, o padre John J. Geoghan molestou crianças em Boston, nos Estados Unidos. O cardeal Bernard Law o acobertou, fazendo apenas com que o colega do clero trocasse de paróquia várias vezes. O caso passou quase despercebido pela imprensa até 2002, quando a equipe investigativa do jornal "The Boston Globe", chamada Spotlight, trouxe os crimes à tona.

Dirigido por Tom McCarthy, o filme "Spotlight - Segredos Revelados" retoma essa história real dos jornalistas que investigaram o caso.

Comandados por Robby Robinson (Michael Keaton), os repórteres Mike Rezendes (Mark Ruffalo), Sasha Pfeiffer (Rachel McAdams) e Matt Carroll (Brian d'Arcy James) passaram meses rastreando antigas queixas, abafadas pela igreja, e conversando com as vítimas.

O resultado da investigação, que levou meses, foi uma série de reportagens que desmascarou 70 padres pedófilos apenas naquela cidade.

O trunfo de McCarthy —que também assina o roteiro, ao lado de Josh Singer— foi não ceder a uma tendência em Hollywood: transformar os protagonistas em heróis. Em "Spotlight", os personagens só fazem seu trabalho.

O longa foi eleito o melhor filme de 2015 pela Associação Nacional de Críticos de Cinema dos EUA. Está indicado a três Globo de Ouro e é aposta no Oscar.

Confira aqui a crítica da "Ilustrada".

Vídeo

Veja salas e horários

-

+ Spotlight

Outros casos recentes revelados pela equipe investigativa do "Boston Globe"

Incêndio na república (2014)
A série relatou um acidente em uma república de estudantes que resultou na morte de Binland Lee. As reportagens destacam a responsabilidade dos proprietários das casas, que não haviam tomado medidas de segurança necessárias.

Corrupção nos táxis (2013)
Durante nove meses, a equipe trabalhou para revelar a corrupção das empresas de táxi: os donos das companhias enriqueciam, os motoristas eram extorquidos e ninguém fez nada
para impedir os crimes.

Veja outros casos em bostonglobe.com/metro/spotlight.

Publicidade
Publicidade