Criadora do Guia Pet Friendly indica locais para curtir com seu cachorro

Ella é quase uma celebridade da internet. Em seus vídeos, curte hotéis cinco estrelas, toma sorvete nos Jardins e encontra amigos em restaurantes da moda. Às vezes, ganha até ração e ossinho para roer.

A sharpei é mascote da jornalista e fotógrafa Cris Berger, criadora do Guia Pet Friendly. Em São Paulo desde 2012, a gaúcha e sua fiel escudeira mapeiam os estabelecimentos da cidade que abrem as portas para os visitantes de quatro patas.

"Em Porto Alegre, vim de uma família de gente 'cachorreira'", lembra. Quando se mudou para o sudeste, veio com o cocker spaniel Cozumel —nome em homenagem à ilha caribenha — com 12 anos na época.

Cris Berger/Acervo Pessoal
A jornalista Cris Berger, autora do Guia Pet Friendly, e o cocker spaniel Cozumel
A jornalista Cris Berger, autora do Guia Pet Friendly, e o cocker spaniel Cozumel

Para passar mais tempo com seu amigo já velhinho, Cris buscava lugares onde os acompanhantes caninos eram aceitos. Cozumel só viria a falecer dois anos depois, mas aproveitou bem sua estadia na cidade.

Hoje com canal no YouTube, site e páginas em redes sociais, a autora de mais de 25 livros sobre turismo e lazer se prepara para lançar a versão carioca do "Guia Pet Friendly de Cris Berger - São Paulo".

Para ela, a capital paulista é "super pet friendly". "O Brasil ainda dá seus primeiros passos, mas cidades como São Paulo têm uma grande variedade de lugares para passear com os pets. E o mercado é crescente."

A pedido da sãopaulo, Cris e Ella elegeram locais para humanos e animais se divertirem juntos —e opções de hotéis na serra e na montanha. Confira:

Bullguer
A hamburgueria com filiais na Vila Nova Conceição e na Vila Madalena possui um espaço com varandas e mesinhas para sentar. Nesta área, é possível ficar com os pets. No cardápio, há sandubas com preços razoáveis.

Rua Diogo Jácome, 606, Vila Nova Conceição, região sul, tel. 3044-2757, bullguer.com.

*

La Peruana
O La Peruana está agradando os paulistanos por três bons motivos: os ceviches são de lamber os dedos, os preços não assustam e, no deck, a cachorrada é bem-vinda. A chef peruana radicada no Brasil desde 2002, Marisabel, tem três cachorros. Entre eles, o Vito, que volta e meia aparece por lá. Os pets ganham um pote de água fresquinha e as mesas têm cobertura.

Alameda Campinas, 1357, Jardim Paulista, região oeste, tel. 3885-0148, laperuana.com.br.

*

Pina
Quem quer comer um belo prato de massa sem abrir mão da companhia do pet deve ir ao Pina. A casa italiana fica em uma ruela do Itaim, tem algumas mesinhas na calçada e um cardápio de dar água na boca. Os pets ficam ao lado das mesas e podem contar com um pote de água.

Rua Jucurici, 27, Itaim Bibi, região oeste, tel. 3071-2501.

*

O Melhor Pão de Queijo do Mundo
A casa, onde o pão de queijo reina absoluto, é uma gra-ça! Parece de boneca. E os pets podem ficar em qualquer cantinho dela. Se seu cachorro for grande, recomenda-se escolher uma das mesas que ficam próximas à entrada. Peça pela degustação de pães de queijo com recheio. E guarde um espaço para provar os sabores doces. Eles oferecem água fresquinha para os hóspedes de quatro patas.

Alameda Lorena, 1655, Jardim Paulista, região oeste, tel. 3567-6204.

*

La Botteghe di Leonardo
Neste caso, o cardápio se estende ao seu melhor amigo também. Para você, o gelato italiano, que é delicioso. Para seu pet, o picolé Peppino, que é feito de iogurte natural, mel orgânico e frutas. Um balcão voltado para a calçada resolve o problema de o pet não poder entrar na parte interna. E o parklet na frente da gelateria é um bela opção para sentar.

Rua Oscar Freire, 41, Jardim Paulista, região oeste, tel. 2528-2000, lebotteghedileonardo.com.br.

*

Le Pain Quotidien
A padaria de origem belga, incrivelmente charmosa, também pensou nos seus clientes com pets e reservou um espaço especial para eles. No Itaim, o deque faz o tipo "pequeno que satisfaz", onde os dogs são aceitos e ainda ganham pote d'água e petisco.

Rua Pais de Araújo, 178, Itaim Bibi, região oeste, tel. 3078-0383, lepainquotidien.com.br.

*

Hotel Unique
O hotel é conhecido pelo serviço cinco estrelas que oferece. Tais mordomias, agora, também são desfrutadas pelo melhor amigo do homem (quer dizer, dos hóspedes). Sim, cachorros podem usufruir dos mimos do Unique, tais como caminha, potes d'água, comida e brinquedos. Isso sem falar nos cafunés. A equipe de concierge não gosta de cachorro: é louca por eles.

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4.700, Jardim Paulista, região oesete, tel. 3055-4700, hotelunique.com.br.

*

La Cucina Piemontese
Não exatamente em São Paulo, mas bem pertinho dela, em Alphaville, está o restaurante italiano La Cucina Piemontese, que serve fondue no inverno. O espaço é aconchegante e oferece a opção de sentar com o pet na parte de dentro ou de fora, o que é uma carta na manga para quando o tempo está demasiadamente quente ou chovendo. Os donos e chefs têm cachorros e adoram receber comensais acompanhados com clientes de quatro patas.

Av. Valville, 550, Alphaville, tel. 4154-4617, lacucinapiemontese.com.br.

*

Pousada Pura Vida
Quem disse que os finais de semana na praia têm que ocorrer sem seu amigo de todas as horas? Nada disso. Cada vez mais, há pousadas e hotéis que aceitam pets. E a Pousada Pura Vida, na praia de Maresias, se diferencia por aceitar todas as raças e de todos os portes. Os clientes com pets dominam as reservas.

Rua Sebastião Romão Cesar, Maresias, São Sebastião, tel.(12) 3865-6402, puravidamaresias.com.br.

*

Pousada Encanto da Bocaina
Os anfitriões, neste caso, são muitos: a Lu e o Wilson recebem os hóspedes com um time de primeira, formado por três cachorros que prometem interagir com os novos amigos que chegam. O lugar é lindo, os chalés são bem decorados e possuem todos os aparatos que se possa desejar. Inclusive, uma lareira aos pés da cama. Há trilhas e cachoeiras para entreter a cachorrada mais animada e cheia de energia.

Estrada Francisca Mendes Ribeiro, km 7,5, São José do Barreiro, tel. (12) 99707-1180, encantodabocaina.com.br

Publicidade
Publicidade