Noivas e Casamentos

Casar fora do país é um desejo em alta, mesmo em tempos difíceis

Quantas pessoas não sonham em viver sob o sol da Sicília? Imagine, então, celebrar uma união que promete durar "até que a morte os separe" naquela terra paradisíaca.

A administradora de empresas Catarina Pedroso Menezes, 31, realizou seu antigo desejo ao se casar com o advogado Thiago do Amaral Santos, 35, em Taormina, cidade famosa por suas ruínas gregas e, principalmente, pelo clima deliciosamente interiorano e pela simpatia mais que pitoresca dos sicilianos.

Apaixonada por viagens, Catarina conta que decidiu unir o útil ao agradável: "Escolhi a Itália porque ela é católica, e a cidade de Taormina, porque eu já a conhecia", conta. "É linda. Fica embaixo do vulcão Etna, à beira-mar. E, acredite, tem uma igreja chamada Catarina", diz.

Não há como discordar de Catarina. Lembrada como a terra ligada ao prazer de viver, comer, beber e viajar, a Itália é um dos países mais visitados do mundo. A famosa "bota" é um dos roteiros favoritos da cobiçada lista de "destination weddings" -a nova mania entre os pombinhos que desejam celebrar a união com os pés e cabeça bem longe daqui.

França e México também aparecem entre os roteiros favoritos dos brasileiros no exterior, segundo dez empresas especializadas neste tipo de viagem, ouvidas pela sãopaulo.

Para Marcos Balsamão, 56, presidente da Abav-SP (Associação Brasileira de Agências de Viagens), os destinos de casamento representam um filão em expansão, mesmo em tempos de crise. "É um mercado diferenciado", conta. "Estamos falando de uma viagem dos sonhos. As pessoas não vão deixar de fazê-la."

Às vezes, tem gente que se surpreende com o preço cobrado lá fora. "Aqui, ia gastar mais", afirma a administradora Rita Dibrova, 26, que se casou em Las Vegas ao custo de R$ 1.500. A cerimônia foi realizada em português. O "staff" era composto por brasileiros que vivem nos EUA.

Para Marina Cook, 39, da Weddings & Travel, empresa que leva o seu nome, a alta na procura para esse tipo de viagem na América do Sul foi de 60% nos últimos dois anos.

"A alta do dólar indicava que o mercado iria parar, mas, pelo contrário, cada vez mais os brasileiros procuram casar lá fora.", diz ela.

A secretária Michele Barbosa Paiva, 33, sonhava em conhecer Paris. Sua estreia na "cidade-luz" teve um gostinho especial: deu-se no seu casamento. "Estava em uma viagem de férias em Madri. Aí, falei para o meu namorado sobre o meu desejo de conhecer Paris", lembra. "A sugestão foi dele. Achei tão perfeito.". Quem não acharia, não é mesmo?

Publicidade
Publicidade