'É uma coisa de identidade muito bonita', diz Taís Araújo sobre cabelo

"Eu comecei a fazer a transição há oito anos. [Nessa época] nem lembrava como era o meu cabelo natural". A atriz Taís Araújo conta que ainda estava fazendo a novela "Da Cor do Pecado" quando decidiu parar com a química. Uma incompatibilidade entre a cola do alongamento e o relaxamento fez uma mecha cair. "Daí eu mandei parar com tudo", diz.

A atriz adora acompanhar pelas redes sociais as meninas que estão em transição. "É uma coisa de identidade muito bonita que está acontecendo. De querer expor e ter orgulho [do cabelo crespo]", diz. Para a atriz, é uma questão de referência e empoderamento. "Se nós tivéssemos tido isso na infância, seríamos hoje mulheres completamente diferente", afirma.

Raquel Cunha/Folhapress
Taís Araújo e seus cabelos naturais
"Eu faço uma mistura de um leave-in em creme com outro em gel, depois passo o spray. Misturo tudo!", diz a atriz Taís Araújo sobre como define os cachos depois do banho

Nina Vieira, do coletivo Manifesto Crespo, diz que a aceitação do próprio corpo passa pelo cabelo. "Muitas mulheres passaram tantos anos com os fios alisados, que elas não sabem mais como é o próprio cabelo. Desconhecem um parte de seus próprios corpos".

Há cinco anos, o grupo discute questões relativas ao corpo negro. "No começo, a maioria das pessoas que vinha nas oficinas de tranças buscava aprender um bico. De um tempo para cá, cada vez mais as meninas vem aprender a trançar o próprio cabelo e a fazer turbantes para elas mesmas".

Nina Vieira/Divulgação
Oficina de tranças do coletivo Manifesto Crespo
Oficina de tranças do coletivo Manifesto Crespo

O filho da atriz com o ator Lázaro Ramos é adepto do black power e, recentemente disse para a mãe que quer trançar os fios. "Quando eu cortei o cabelo dele, ele passou três meses de boné. Ele fala: mãe, esse é o meu estilo", conta Taís sobre João, 4.

Nina conta que muitas mães levam suas crianças nas oficinas. "Quando uma mãe põe o filho entre as pernas para trançar o cabelo, isso é um ato de amor e de proteção".

Publicidade
Publicidade