Família Wisnik reúne seus talentos múltiplos em evento gratuito em SP

"Espere com a Marina e o Guilherme que eu vou trocar de roupa." "A Laura e o José Miguel já estão descendo." "Vamos logo que a Iara tem horário, gente."

Como antes de um passeio em família, os Wisnik levam alguns minutos para se preparar e se reunir para a foto e entrevista à sãopaulo.

Jéssica Mangaba/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 12/04/2016, 15h00: A família Wisnik na casa de José Miguel Wisnik e Laura Vinci no bairro do Butantã, São Paulo. (Foto: Jéssica Mangaba/Folhapress) ***EXCLUSIVO FOLHA***
(Da esq. para a dir.) José Miguel Wisnik, Laura Vinci, Guilherme, Iara e Marina Wisnik

Na casa adquirida há 40 anos na vizinhança da USP, a família conta sobre o projeto que inaugura na terça-feira (19), "O ovo e o voo". Antes um palíndromo criado por Marina Wisnik, a expressão tornou-se o conceito da ocupação da família de multitalentosos no Sesc Pompeia.

"O que a gente quer não é dizer: 'Olhem só a nossa família'. É que parcerias sem fronteiras podem existir e que são um modo criativo de produzir. Isto é o ovo e o voo", explica José Miguel Wisnik, sobre um dos aspectos do conceito.

Não que as parcerias ou a ausência de fronteiras entre expressões artísticas sejam novidades nas carreiras dos Wisnik. A própria ideia de "O ovo e o voo" surgiu após um show de Marina com o pai e o irmão, Guilherme Wisnik, que nunca havia se apresentado como cantor, no ano passado.

Zé Miguel tem no currículo dobradinhas com Caetano Veloso, Tom Zé e Elza Soares. Suas composições estão no teatro, na dança e no cinema. Nesse aspecto, sua herdeira mais próxima é Marina, cantora e compositora que lançou dois álbuns e com quem compôs algumas canções.

Já no campo acadêmico, é Guilherme quem segue os passos do pai, como professor de história da arte na mesma universidade e crítico de arquitetura. O que dialoga com o trabalho da mulher de Zé Miguel e mãe de Marina e Iara Wisnik, Laura Vinci, que é artista plástica e cenógrafa e transita com materiais de suas obras, como a areia e papéis picados, entre galerias e palcos. Iara conversa com a área de atuação da mãe em seu trabalho como estilista.

TEATRO OFICINA

Não bastassem essas interseções, toda a família teve passagens pelo Teatro Oficina: Zé Miguel na trilha sonora, Laura e Guilherme na cenografia e Marina e Iara como atrizes.

"O Oficina foi para nós uma referência de voo", define Zé Miguel. "Voo libertário", completa Laura.

Com tantas referências comuns, as parcerias profissionais e o assunto trabalho sempre existiram, de alguma forma, na casa. "Cada um se consulta muito um com o outro. O ovo e o voo é natural porque há uma troca muito rica dentro de casa", diz Laura.

"E sem complacência também. Não tem esse negócio de achar que tudo é legal", acrescenta Zé Miguel.

-

QUEM É QUEM

José Miguel Wisnik, 67
é doutor em literatura pela USP, escritor, compositor e músico com três álbuns lançados e trilhas sonoras feitas para teatro, dança e cinema

Laura Vinci, 54
é artista plástica com trabalhos em escultura, pintura, desenho e gravura. Mestre em artes plásticas pela USP, é também cenógrafa e diretora de arte

Guilherme Wisnik, 42
é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, crítico de arte e colunista da Folha. Tem três livros publicados

Iara Wisnik, 33
é formada em moda pela Santa Marcelina, foi diretora de estilo da Garoa e hoje trabalha como estilista em seu próprio ateliê

Marina Wisnik, 35
é compositora e cantora. Lançou os álbuns "Na Rua Agora" (2012) e "Vás" (2014). Formada em Letras (USP), é ainda atriz
e arte-educadora

-

O ovo e o voo no Sesc Pompeia. r. Clélia, 93, Água Branca, tel. 3871-7700. 356 lugares. Oficina: "Palavra e Corpo", 120 min., ter. e qua.: 17h. Encontro 1: "Arquitetura, Arte, Cidade", 180 min., ter.: 20h. Encontro 2: "Literatura e Canção", 150 min., qua.: 20h. 16 anos. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade