Mostra reúne imagens 'de paz' de fotógrafos brasileiros e iraquianos

Usar a fotografia como uma mensagem de paz. Essa é a intenção da exposição "Love Letter from Brazil to Iraq" (Cartas de Amor do Brasil para o Iraque), segundo Renato Negrão, curador brasileiro da mostra e professor de fotografia da Panamericana Escola de Arte e Design.

Com imagens do Brasil feitas por fotógrafos brasileiros, a ideia da mostra —que já passou por Amã, na Jordânia, e por Bagdá, no Iraque— é transferir uma mensagem boa para o Oriente Médio, região marcada por guerras e conflitos.

Por aqui, a exposição ganhou outra cara ao serem adicionados trabalhos de 15 fotógrafos iraquianos, além dos 21 brasileiros. No total, são 72 fotografias que transmitem uma troca entre os países.

"É muito legal poder mostrar um lado diferente do Iraque. Nós estamos acostumados a ver só as notícias e imagens de guerra e de ataques, e esquecemos que lá a vida acontece", diz Negrão, que foi convidado, em 2015, para selecionar as fotografias brasileiras pela ONG Larsa for Human Rights.

Na abertura da exposição, em julho do ano passado, em Amã, Negrão deu um curso sobre fotografia para refugiados de guerra e lembra como foi uma novidade para o público encontrar fotos de uma cidade tão grande quanto São Paulo.

"Havia uma imagem de uma mulher andando em um bosque descalça, e uma adolescente olhou aquela foto e ficou emocionada. Ela disse que sua noção de liberdade era representada por aquela foto, os pés descalços em contato com as folhas secas, e como ela esperava que seu país tivesse isso de novo", conta o curador.

A exposição, gratuita, fica em cartaz na Panamericana Escola de Arte e Design até 12 de junho.

*

Exposição "Love Letter from Brazil to Iraq" (Cartas de Amor do Brasil para o Iraque)
Quando 12/5 a 12/6; de seg. a sex., das 9h às 20h, e sáb., das 9h às 12h
Onde Panamericana Escola de Arte e Design - av. Angélica, 1.900
Quanto Grátis

Publicidade
Publicidade