O Melhor de São Paulo - Serviços

Uber e 99Taxis dividem a preferência dos paulistanos nas corridas

No último ano, muita coisa aconteceu com o Uber, principalmente em São Paulo. O aplicativo de transporte particular foi alvo de protestos de taxistas, chegou a ser proibido, foi defendido em abaixo-assinado e, no início de maio, acabou liberado pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

No mesmo período, saiu do anonimato ao topo da preferência dos paulistanos na categoria aplicativo para táxi, segundo pesquisa Datafolha, com 24% das citações.

Ao lado do Uber, o aplicativo 99Taxis também está na liderança, com a preferência de 26% dos entrevistados, o dobro do registrado em 2015. Empatadas, as duas empresas lidam com diferentes desafios para aprimorar os seus serviços.

As balas e a água mineral viraram marcas registradas do Uber. Quem as oferece é o motorista, que também confere se o ar-condicionado e o volume do rádio estão de acordo com o gosto do freguês.

Para trabalhar para a empresa, não é preciso colocar os pés no seu escritório: basta ter uma carteira de habilitação e um carro. O treinamento dos condutores é feito com vídeos.

Entre eles, há empresários, profissionais liberais e desempregados, entre outros que se juntaram ao Uber para complementar a renda. A maioria não é motorista profissional e tem o GPS como grande aliado.

Já a 99 batalha para ajustar uma cultura profissional de décadas. A empresa admite que os taxistas ainda são vistos com desconfiança por parte da população, ao mesmo tempo que exalta sua "mão de obra especializada", que conhece a cidade como a palma da mão.

"Todo mundo fala que o serviço oferecido pelo táxi é ruim, mas ele melhorou muito por causa dos aplicativos", avalia a diretora de marketing da 99, Maria Elisa Silva.

Diferentemente da rival, a empresa brasileira ressalta que investe na proximidade com seus motoristas cadastrados. Em São Paulo, conta com dois centros de atendimento para os taxistas, onde os sócios costumam aparecer.

Em comum, os dois aplicativos buscam o cliente premium. A 99 lançou, em fevereiro, o 99top, cujos motoristas passam por treinamento presencial de duas horas e fazem um teste.

Eles dirigem os recém-lançados táxis pretos. O Uber também trabalha com duas categorias: uberX e uberBlack. Essa última só aceita motoristas com carros mais sofisticados e de fabricação em 2012 ou ano posterior.

Outra semelhança: ambas recorreram a estratégias de mercado agressivas no ano passado.

A 99 deu 20% de desconto em todas as corridas feitas pelo aplicativo por quatro meses, e o Uber reduziu em 15% a tarifa na cidade de São Paulo em novembro.

O Uber afirma não concorrer diretamente com os táxis. Seus clientes, informa, são pessoas que optam por deixar o carro em casa. Para a 99Taxis, tudo não passa de uma "competição saudável". No próximo ano, porém, o tom dessa conversa, ao que tudo indica, deve subir.

Isso porque o decreto que regularizou o Uber legalizou outros serviços. Neste mês, a espanhola Cabify começou a recrutar motoristas na cidade de São Paulo. Empresas de compartilhamento de carros também comemoraram a decisão do prefeito Fernando Haddad.

Para completar, a pesquisa Datafolha mostra que 43% dos entrevistados não souberam citar uma empresa nesse segmento —contra 65% em 2015. É o roteiro perfeito para ainda mais reviravoltas.

*

PARA SABER +

Uber

  • Fundação: 2009, nos EUA (em São Paulo, em junho de 2014)
  • Usuários: 1 milhão*
  • Frota: 10 mil motoristas cadastrados no Brasil
  • Quatro tipos de viagem: econômica, premium (em carros de luxo), com acessibilidade e compartilhada
  • uber.com

99Taxis

  • Fundação: 2012
  • Usuários: 8,5 milhões*
  • Taxistas: são 34 mil cadastrados em São Paulo
  • Presente em mais de 350 cidades brasileiras
  • 99taxis.com e 0300 31 31 739

* Downloads do aplicativo no Brasil

*

Isso é 99Taxis...
"O que era pegar um táxi antes e depois dos aplicativos? A cultura dos taxistas foi completamente revolucionada. Agora, existe supervisão do serviço. Se alguém dá uma avaliação de uma estrela a um taxista no 99Taxis, ele nunca mais atenderá aquela pessoa. Nosso serviço avaliará a reclamação, passará uma advertência e, se for grave, expulsará o motorista"

Maria Elisa Silva, diretora de marketing da 99Taxis

Isso é Uber...
"O Uber proporciona um aumento das viagens de transporte individual de passageiros, de maneira complementar aos diversos modais na cidade, e não compete diretamente com táxis. Qualquer pessoa que tenha um smartphone, cartão de crédito e queira se deslocar pela cidade com o toque de um botão, em um transporte seguro e economicamente acessível, é um potencial cliente do Uber"

Em nota

Publicidade
Publicidade