Gigante CVC dribla a crise e é a favorita entre viajantes paulistanos

Cratera Estúdio
"viaja sp 2016"

A CVC foi apontada como a melhor marca de turismo/agência de viagem on-line/operadora de intercâmbio por, respectivamente, 37%, 19% e 4%, dos paulistanos entrevistados pelo Datafolha na pesquisa sobre os melhores destinos e serviços de viagem. Veja mais resultados

Em tempos turbulentos no país, a quarentona CVC aparentemente navega em outro ritmo. Como costumamos falar aqui, estamos surfando melhor esta onda, diz Marcelo Oste, diretor de marketing da marca.

A gigante nascida em Santo André, na Grande São Paulo, segue abrindo lojas (em média uma a cada cinco dias no primeiro semestre deste ano), registrando crescimento e no topo da lista de favoritas de quem planeja sair de férias.

Em pesquisa realizada em junho deste ano pelo Datafolha, ela foi considerada a melhor marca de turismo por 37% dos paulistanos das classes A e B. A segunda colocada, a Latam, chegou a 9%.

A andreense surge ainda na primeira colocação quando se trata de melhor agência on-line, com 19% de preferência entre os moradores da capital, e na liderança entre as operadoras de intercâmbio, com 4% nessa categoria, com respostas espontâneas, 80% dos entrevistados não se lembraram de nenhuma empresa.

O domínio, na avaliação de Oste, tem raízes na tradição da empresa, que foi criada na década de 1970 e, à época, atendia principalmente grupos de funcionários de empresas da região do ABC para viagens rodoviárias.

De lá para cá, a CVC tornou-se um grupo com um batalhão de funcionários, lucro na casa dos milhões de reais e 1.041 lojas, entre exclusivas e franqueadas a milésima abriu as portas em dezembro passado, em Piripiri, no Piauí e o cliente de estreia comprou uma viagem para estudar inglês durante duas semanas em San Diego (EUA).

Coincidentemente ou não, em duas das categorias em que ficou entre as favoritas dos entrevistados, a empresa apresentou mudanças recentemente.

Na de intercâmbio, ela é praticamente uma novata: estreou nessa área no ano passado. A primeira loja exclusiva para receber interessados em estudar fora do país foi aberta no último dia 17, em Santos, no litoral do Estado. Outras nove devem ser inauguradas até o fim deste ano.
Chegamos com condições de parcelamento, financiamento, afirma Oste. E nesse ponto nos destacamos em uma mercado que era um tanto quanto restrito, mais elitizado.

No mundo virtual, a aquisição da Submarino Viagens, em uma negociação milionária, completa um ano neste mês. Com o reforço, segundo a CVC, suas vendas por meio da internet passaram a representar 15% de todo o mercado a fatia anterior batia em 5%.
A CVC, como todo mercado, aposta neste canal de distribuição, mas não deixa de ter o seu foco no ponto de venda físico, na qual há a meta de abertura de cem lojas por ano, acrescenta Oste.

Nesse ritmo, a CVC espera surfar no país com mais tranquilidade ainda.

*

OS NÚMEROS DA CAMPEÃ

1972 foi o ano de criação da agência, em Santo André

2.091 funcionários trabalham no grupo atualmente

R$ 81,1 milhões foi o lucro líquido no primeiro semestre deste ano, 15,1% a mais em relação ao mesmo período do ano passado

3,8 milhões viajaram por meio de produtos comprados no grupo em 2015, o equivalente ao dobro da população de Curitiba

46% dos clientes atendidos no ano passado moravam no Estado de São Paulo, a maioria da capital (mais de 1 milhão)

65% dos paulistanos escolheram como destinos cidades brasileiras, sobretudo as litorâneas

Publicidade
Publicidade