Brasil Game Show começa nesta sexta com novidades para 'viciados' e novatos; veja destaques

Divulgação
Visitantes da Brasil Game Show Brasil na edição de 2015
Visitantes da Brasil Game Show Brasil na edição de 2015

Quem se liga em games poderá testar em primeira mão alguns títulos ainda não lançados durante a Brasil Game Show, que começa nesta sexta (2).

Em sua nona edição, a feira voltada para a promoção de jogos eletrônicos e serviços relacionados ao mercado segue até a próxima segunda (5) no centro de eventos São Paulo Expo, na rodovia dos Imigrantes.

Com mais de 180 expositores e público esperado de 300 mil pessoas, segundo a organização, o evento já tem ingressos esgotados para o sábado (3). Mas ainda é possível encontrar entradas para a sexta (2), domingo (4) e segunda (5).

No oitavo lote, cada um custa a partir de R$ 85 a meia-entrada, que pode ser comprada por estudantes, menores de 18 anos, pessoas com 60 anos ou por qualquer interessado mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Também é possível adquirir o passaporte para os quatro dias de feira (R$ 300 a meia-entrada).

Veja mais no site oficial da BGS. Nesta quinta, o evento abre as portas apenas para a imprensa e convidados.

"É a edição que conseguimos reunir o maior número de lançamentos de jogos até hoje", afirma o idealizador da BGS, Marcelo Tavares, 37, que chama a atenção para o recorde no número de desenvolvedores independentes participando.

Veja alguns dos destaques:

*

"Pavilhão Indie"
Neste ano, segundo Tavares, foram disponibilizados 108 estandes para pequenas produtoras apresentarem seus projetos em andamento ou já finalizados e em busca de investidores. Isso representa um aumento de 300% em relação a 2015, que contou com 36 estúdios do tipo.

Entre os destaques desses projetos recentes estão "Lampião Verde - A Maldição da Botija", game produzido para computadores pelo estúdio Narsvera, de João Pessoa (PB), e que mistura a cultura nordestina com a febre de heróis dos quadrinhos americanos; "Super Button Soccer", uma emulação do futebol de botão feita pelo estúdio Smyowl, de Sorocaba (SP); e o "Kriaturaz", inspirado em figuras do folclore brasileiro. O jogo, da empresa Messier, de Santo André, foi apresentado em versão ainda teste na edição de 2015 da BGS e volta em versões para computador e smartphones.

*

Lançamentos de peso e realidade virtual
No que diz respeito às grandes franquias, quem for ao local vai poder experimentar ou ver de perto games ainda inéditos, mas aguardados com grande expectativa pelos fãs mais sedentos. Entre elas estão "Fifa 17" (com lançamento anunciado para o fim deste mês), "Gears of War 4" (disponível a partir de outubro) e "Gran Turismo Sport" (previsto para 2017). A realidade virtual também marca presença, com games como "Batman: Arhkahm VR" e "Resident Evil 7", que têm suporte para serem jogados com a utilização de óculos imersivos.

*

Campeonatos
A feira também terá área voltada para disputas valendo prêmio. Para além das finais de "Dota 2" e "Counter-Strike: Global Offensive", dois dos jogos mais celebrados do cenário competitivo, a edição deste ano da Brasil Game Cup traz uma novidade um tanto quanto inusitada: um campeonato de "Clash Royale", jogo de estratégia com motivos medievais desenvolvido para tablets e celulares. "Todo mundo achou super engraçado. Não se esperava que esse jogo se tornasse competitivo", conta Tavares. A premiação total distribuída entre os vencedores desses três jogos totaliza R$ 90 mil –50% maior que a do ano passado.

*

'Youtubers' e 'streamers'
Talvez você não saiba o que essas palavras significam, mas seu filho ou primo mais novo com certeza têm seus favoritos. São as personalidades surgidas nas novas plataformas de transmissão de vídeos e jogos em tempo real. Entre os participantes já confirmados estão nomes (ainda que virtuais) como Bibi Tatto, Lipão Gamer, BRKSEDU, Avallanchegamer e Brisasuavef.

*

Museu, relíquias e cosplay
O pavilhão ainda terá espaço dedicado à "Arena Arcade", que disponibiliza fliperamas e simuladores para os interessados jogarem. Também haverá uma "Cosplay Zone", na qual visitantes fantasiados de figuras ligadas ao universo dos games e cultura pop (conhecidos como "cosplayers") poderão participar de concursos diários. Para os mais velhos, a exposição "A Evolução do Videogame" reúne cem consoles, jogos e acessórios antigos da coleção particular do criador do evento.

Brasil Game Show. São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - rod. dos Imigrantes, s/nº, km. 1,5, Cursino, região sul, tel. 5067-1717. 300 mil pessoas. De 2/9 a 5/9. Sex. a seg.: 13h às 21h. 18 anos (autorização de menores p/ site). Ingr.: R$ 75. Pacote: R$ 300 (quatro dias). É necessário um quilo de alimento não perecível. Estac. a partir de R$ 40. Ingr. p/ brasilgameshow.com.br.

Publicidade
Publicidade