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'O timing foi ruim', diz Leo, do MasterChef, sobre financiamento coletivo de hamburgueria gourmet

O empresário Leonardo Young, vencedor da terceira edição do MasterChef, disse que o dinheiro para abrir sua hamburgueria vai ser levantado de forma tradicional, depois de uma polêmica proposta de financiamento coletivo, e que ela já tem um ponto definido na Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo.

A polêmica ocorreu depois que ele e os sócios, Bel Pesce e Zé Soares, lançaram uma campanha pedindo contribuições para abrir a hamburgueria Zebeléo. Um dia depois eles desistiram da ideia do financiamento.

Young diz que o projeto já existia antes do resultado do MasterChef e, por isso, não houve oportunismo. "Eu não sabia que eu ia ganhar", disse.

Sobre os questionamentos em relação à maneira de viabilizar o negócio, ele ressaltou casos internacionais que justificariam um viés pouco social em financiamentos coletivos. Segundo ele, o trio chegou a arrecadar R$ 100 mil —devolvidos aos contribuintes.

Young atribui ao seu jeito "diferente de jogar", concentrado na cozinha, e à informação de que ele tem um irmão cozinheiro a sua baixa popularidade entre os colegas de MasterChef. O vendedor garante, inclusive, que não é próximo do irmão —Gustavo Young é de um grupo de restaurantes da cidade— e que isso não foi uma vantagem para ele. Já a popularidade fora do estúdio (a #ganhaleo chegou a indicar mais de 80% de preferência por ele nas redes sociais) foi incentivada, segundo ele, pela torcida contra do lado de dentro.

O vencedor desta edição conta que a hamburgueria deve ser seu primeiro negócio, mas que, depois do curso na Le Cordon Bleu de Paris, vai planejar outra casa, de cozinha com toques asiáticos, como a que apresentou nas provas do programa.

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