Galeria Jaqueline Martins estreia novo endereço em prédio dos anos 1940

Ao olhar a porta estreita do número 443 da rua Dr. Cesário Mota Júnior, na Vila Buarque, parece difícil crer que a galeria Jaqueline Martins tenha se mudado para lá em busca de espaço maior para o seu acervo de quase mil itens.

Após passar a escada, porém, a dúvida desaparece. Os trabalhos, antes ocupando cem m² de um imóvel em Pinheiros, agora se espalham por 550 m² de um prédio construído nos anos 1940 para ser um armazém industrial.

Mariana Marinho/Folhapress
Obra do britânico Stuart Brisley em cartaz na Galeria Jaqueline Martins - Roteiro Exposições
Obra do britânico Stuart Brisley em cartaz na Galeria Jaqueline Martins

"A planta é a original", comenta Jaqueline Martins, 35. "E não vamos alterar em nada a estética."

A galerista explica que para além do desejo de ampliação que veio se desenhando ao longo dos cinco anos de atividades, a mudança de bairro é uma forma de estabelecer novos diálogos. "É um movimento de ativar lugares como o centro, que foram abandonados", diz.

O endereço também marca, ela diz, uma nova fase da casa, livre para pôr em prática ações mais ambiciosas de nomes que representa -dois deles, a mineira Lais Myrrha e a paulistana Ana Mazzei, expõem na 32ª Bienal.

Na abertura do espaço, o britânico Stuart Brisley criou uma peça sob medida. Semelhante a uma jaula, ela conecta-se ao trabalho que ele apresentou na 18ª Bienal de SP, em 1985. Intitulada "Interregnum", é a primeira individual no Brasil do artista conhecido por ficar por duas semanas em uma banheira de água putrefata para uma performance.

Além das possibilidades expositivas, Martins também pensa em outros projetos. "Temos um acervo em vídeo [180 obras] que poderia ficar disponível para consulta", diz. "Mas é apenas um plano."

Galeria Jaqueline Martins. R. Dr. Cesário Mota Júnior, 443, Vila Buarque, região central, tel. 2628-1943. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 12h às 17h. Até 22/10. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade