São Paulo pode ganhar sete shoppings nos próximos dois anos

Divulgação
Projeção de loja do Carrefour na rua Pamplona que será transformada em shopping center
Projeção de loja do Carrefour na rua Pamplona que será transformada em shopping center

São Paulo, a cidade com o maior número de shoppings centers (e os dois maiores do Brasil, Aricanduva e Interlagos), mostra porque esses espaços continuam a sua praia.

Ao menos seis (e mais um centro comercial) vêm se juntar aos 52 empreendimentos da capital. Essas novidades têm, porém, de se adequar a outros tempos: "Hoje, shoppings são locais de soluções de problemas. Têm cinema, teatro, restaurante e alamedas de serviços", diz Glauco Humai, da Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers).

Com a dificuldade de se locomover em São Paulo, os novos projetos também têm explorado os bairros -em outras palavras, atravessar a cidade para ir ao shopping é algo cada vez mais raro.

É o caso, por exemplo, do Cosmopolitano, que vai atender em 2017 Cambuci e região, e do Morumbi Town, que abre mês que vem na Vila Andrade.

"Mobilidade é uma grande barreira e por isso shoppings tendem a ser um centro de compras e serviço que atende bem aos bairros", explica Luís Augusto Ildefonso, da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

Veja a seguir algumas novidades que vão do Brás aos Jardins.

*

Cosmopolitano
Vai atender Cambuci e bairros próximos, como Aclimação, Mooca, Ipiranga e Paraíso. O projeto arquitetônico, da canadense DesignCorp, prioriza a luz natural e tem como destaque um terraço com jardins e restaurantes ao ar livre. Parceria entre Carrefour Property e Saphyr/HSI, vai ocupar antiga área de um hipermercado da marca.

Previsão: 2º semestre de 2017 / Alimentação: terraço com jardins e restaurantes ao ar livre, com 572 lugares e 15 opções / Entretenimento: 8 salas da rede Cinépolis Serviços Carrefour e Smart Fit / Área construída: 104 mil m2. Lojas: 216 lojas em 3 pavimentos / Onde: praça Alberto Lion, 100, Cambuci (cosmopolitanoshopping.com.br )

*

Galeria Pagé Brás
Resultado da união do comércio homônimo da 25 de Março com lojistas de moda do Brás, tem como intenção oferecer produtos (artigos eletrônicos, cosméticos, moda e bijuterias) a quem busca bons preços. Apesar do foco no atacado, também terá opções ao varejo. Projetado no Brás, tem expectativa de atrair de 10 mil pessoas por dia ­­-para atendê-las, 327 vagas acomodam carros e outras 82 ônibus fretados. O horário de funcionamento será das 2h às 16h.

Previsão: outubro 2016 / Alimentação: duas praças com 629 lugares, no 2º e 3º piso / Entretenimento: espaço para eventos / Área construída: 43 mil m² / Lojas: 632, distribuídas em quatro pavimentos / Onde: r. Hannemann, 541, Brás (galeriapagebras.com.br )

*

Morumbi Town
Em uma região rodeada por escolas que somam quase dez mil estudantes, tem serviços como escola de dança Anacã, academia e também o espaço Casa das Ideias, onde crianças aprendem a construir seus próprios brinquedos. É um empreendimento da Gazit Brasil, subsidiária da israelense Gazit-Globe, que atua no setor de shoppings em 20 países.

Previsão: outubro de 2016. / Alimentação: praça com 16 opções. / Entretenimento: 9 salas da rede Cinesystem. / Área construída: 93,9 mil m². / Lojas: 123 (4 pisos). Serviços: escola de dança Anacã, Bio Ritmo, supermercado Záffari. / Onde: av. Giovanni Gronchi, 5.930, V. Andrade (morumbitown.com.br ).

*

Jardim Pamplona
Nos Jardins, a Carrefour Property Division transformou o hipermercado da marca na Pamplona em um shopping com cinco andares. Com a intenção de fazer o visitante permanecer mais tempo, tem reforço nas áreas de "convivência", com lounges e cafés em todos os andares. São cerca de 80 lojas, distribuídas de forma temática: no térreo, uma flagship do Carrefour; 1º andar, hipermercado e lojas de produtos para casa e conveniência; no 2º, moda e beleza; no 3º, alimentação, saúde e bem-estar. No 4º andar, lounge com restaurantes com vista panorâmica.

Previsão: início de 2017 / Alimentação: lounge no quarto andar com seis restaurantes e praça de alimentação com 16 opções de fast-food (3º andar) / Área: 41 mil m² / Lojas: 80, distribuídas em andares temáticos Serviços Carrefour / Onde: r. Pamplona, 1.079 (jardimpamplonashopping.com.br)

*

Matarazzo Cidade
O complexo, onde funcionou o conhecido Hospital Matarazzo, não é propriamente um shopping, mas o projeto prevê, além de hotel de luxo, 30 restaurantes e um centro de compras. "Será um espaço de vanguarda num lugar tombado, com jardins preservados", diz Jacques Brault, CEO do Grupo Allard. O arquiteto Jean Nouvel, vencedor de um Pritzker, Oscar da arquitetura, assina a torre do hotel, e Philippe Starck a ambientação do interior.

Previsão: 2018 / Alimentação: 30 restaurantes, incluindo um no hotel / Área: terreno 27 mil m2 / Lojas: não divulgadas, mas o espaço vai reunir 150 marcas nacionais e internacionais / Onde: quarteirão entre as ruas Itapeva, São Carlos do Pinhal e Pamplona (cidadematarazzo.com.br )

*

Powercenter Regente Feijó
Seu conceito é de "powercenter", que reúne várias lojas de grande porte. O projeto, assinado pela Kruchin Arquitetura, tem uma fachada de mais de 200 m e um núcleo central que leva aos espaços comerciais.

Previsão: dezembro 2016 / Área: 35 mil m² (na primeira fase) e 48 mil m² (na segunda fase) / Lojas: Leroy Merlin e Pão de Açúcar na inauguração e previsão de outras quatro / Onde: av. Regente Feijó, 1.425, Jardim Anália Franco.

*

Cidade Jardim Shops
Com planos para ser instalado no antigo restaurante Fasano, nos Jardins, seu projeto prevê terraços a céu aberto, uma integração ao hotel Fasano e presença de grifes de luxo. É um empreendimento da JHSF, do Cidade Jardim e dos hotéis e restaurantes Fasano. Procurada, a empresa não forneceu informações. (jhsf.com.br/cidade-jardim-shops ).

Publicidade
Publicidade