Partes de frutas, legumes e ingredientes podem ser replantadas em casa

Maria Eugenia

Verdadeiro ou falso? Suas compras semanais de legumes e verduras podem ser replantadas e gerar novos ingredientes para suas receitas. Bom, verdadeiro e falso, diz Carol Costa, do site de jardinagem Minhas Plantas e autora do livro "Horta em Vasos" (ed. Matrix).

"Existem várias fotos e textos na internet que mencionam coisas que você compra uma vez só, que nunca mais precisará comprar de novo. E isso é meio balela", diz. "Da tampa da cenoura não surge uma nova cenoura."

Mas, com alguns produtos, a técnica funciona, sim. As dicas de Carol seguem abaixo:

*

INICIANTES
Cenoura e beterraba
Esse é fácil: basta cortar a tampinha e manter em um pote com água pela metade (lembre-se de ir trocando a água). Em alguns dias, os pedacinhos começam a dar folhas -e o processo continua por algumas semanas. É possível usar a folhagem em refogados, caldos, sopas e sucos.

MINI-HORTA
Hortelã, cebolinha, alecrim, manjericão, tomilho
Os temperos preferidos podem virar uma mini-horta, garantindo ingredientes sempre à mão. Para isso, é preciso comprá-los com caule. Faça um corte diagonal no caule e o coloque em um pote com água, trocando o líquido com frequência. Quando as raízes surgirem, basta transferi-los para vasinhos.

PLANO ANUAL
Abacaxi
O truque é deixar dois dedos da base da coroa expostos, tirando as folhas deste pedacinho. Deixe em um copo com a água tocando a parte sem folhas, trocando o líquido a cada três dias. Enraizou, coloque no vaso (isso deve levar três meses). Deixe no sol e aguarde: dá para colher em um ano.

PLANO DE VIDA
Abacate
Retire o caroço, lave bem e deixe secar por uns dias. Retire a casquinha que terá se formado, espete o caroço com palitos de dente em formato de cruz e coloque em um copo d'água (só o fundinho dele deve tocar o líquido). Quando enraizar (em três meses), transfira para a terra (em um terreno com espaço!). É um programa para a família -o abacateiro leva 50 anos para dar frutos.

Publicidade
Publicidade