Fotógrafo pedala pelo Brasil por 3 anos e planeja livro para contar o que viu

Em 2013, o fotógrafo Felipe Baenninger resolveu largar o emprego em uma agência de notícias na capital paulista para passar a viver em cima de uma bicicleta. No fim, percorreu mais de 40 mil quilômetros em todas as regiões do país, para pesquisar como a magrela é utilizada em outras cidades. Nasceu daí o projeto Transite.

"Nosso país possui uma desigualdade estrutural enorme e isso acaba refletindo também na bicicleta", afirma Baenninger, que fez mais de 500 retratos pelo caminho. "A indústria sempre a promoveu como um meio de lazer para a classe média, enquanto os cidadãos comuns continuaram a usá-la como um meio de transporte."

A ideia do fotógrafo agora é lançar o fotolivro "Transite, @s Brasileir@s e suas Bicicletas", com 60 retratos coletados pelo país. Para isso, ele tem recorrido ao financiamento coletivo na plataforma Catarse.

Mesmo que não alcance a meta de R$ 31 mil, ele planeja apresentar o livro em novembro deste ano.

O fotógrafo pretende abrir o acervo para uso após a data. "Já que captamos dinheiro com o público nada mais coerente que devolver o resultado dessa maneira de uso livre, horizontal e coletivo."

O livro é só mais uma parada nas viagens de Baenninger, que já tem outras rotas planejadas, mas prefere não revelá-las. "Já tenho em mente outras aventuras, mas, primeiro o livro."

Publicidade
Publicidade