Propostas de candidatos à Prefeitura de SP podem mudar a cara da cidade; conheça em 3 minutos

Felipe Gabriel/Folhapress
Avenida Paulista. Arte para matéria sobre propostas dos candidatos. #arsao0210 #309

Cada candidato a prefeito tem uma visão sobre a cidade e, ao ser eleito, poderá dar a ela a sua cara, ao mudar leis e regras em vigor.

A sãopaulo procurou os cinco principais concorrentes à prefeitura paulistana e reuniu suas principais propostas em nove pontos que mexem bastante com a rotina da cidade. Veja um resumo das respostas a seguir.

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ÔNIBUS

Doria
Implantaremos o sistema BRT e concederemos a empresas o direito de explorar publicidade e serviços de comunicação nos corredores de ônibus.

Erundina
Instalaremos corredores com pagamento fora dos ônibus e vamos experimentar a tarifa zero em viagens dentro dos bairros e aos finais de semana.

Haddad
Nossa proposta é expandir os corredores de ônibus e reduzir ainda mais os tempos de viagem no transporte. Nossa gestão priorizou o transporte coletivo.

Marta
Construiremos mais seis terminais e seis corredores, como um na av. 23 de Maio. Faremos da maneira correta: concretados e na pista da esquerda.

Russomanno
Serão reavaliadas, sob a perspectiva da fluidez, todas as faixas exclusivas e corredores, seu desempenho, conflitos e interesses do comércio.

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TÁXI E UBER

Doria
Respeitaremos os direitos dos taxistas, mas não é possível ser contra o Uber e aplicativos. Há espaço para todos. A regulamentação atual é um bom começo.

Erundina
A regulamentação do Uber não considera direitos trabalhistas e precisa ser aprimorada. Lei que regula o táxi, de 1969, também precisa ser revista.

Haddad
Regulamentamos os aplicativos e defendemos o cidadão ao criar critérios claros para as empresas e evitar uma concorrência predatória.

Marta
O Uber continuará gerando empregos. Para que os motoristas de táxi e Uber possam competir, vou retirar todas as taxas que a prefeitura cobra dos taxistas.

Russomanno
Uber e demais aplicativos serão mantidos, mas pretendo revisar a regulamentação para cessar a concorrência desleal e proteger os trabalhadores.

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VERDE

Doria
Trabalhos de remoção e de poda ficarão com a Prefeitura Regional (novas subprefeituras). O replantio de árvores levará em conta o uso de espécies adequadas para cada região.

Erundina
Preservaremos e ampliaremos os parques municipais, visando criar corredores ecológicos, por zonas, para interligar os resquícios de áreas verdes ainda presentes na cidade.

Haddad
Criamos o Pima (Plano Intensivo de Manejo Arbóreo), que otimizou podas, remoções e plantio, e reduzimos em cerca de 30% o número de quedas de árvores no último verão.

Marta
Vamos cadastrar todas as árvores em áreas públicas da cidade, ampliar áreas verdes na periferia e acelerar e modernizar os procedimentos de poda e remoção de árvores.

Russomanno
Temos um projeto que prioriza a arborização a partir de espécies mais resistentes, a ser implantado primeiro em áreas com menos arborização, como a Mooca.

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CALÇADA

Doria
A prefeitura, por meio das Prefeituras Regionais (novas subprefeituras), chamará para si a responsabilidade. Reformaremos milhares de km de calçadas.

Erundina
É preciso descentralizar a fiscalização das calçadas e assim garantir sua eficácia. A prefeitura precisa melhorar o acesso aos pontos de ônibus, por exemplo.

Haddad
Seguiremos investindo na manutenção e reforma das calçadas e em obras de acessibilidade. Reformamos 1,03 milhão de m² de calçadas.

Marta
Desenvolveremos um programa de recuperação e ampliação do perímetro de rotas acessíveis, com sinalização sonora para deficientes visuais.

Russomanno
Implantaremos calçadas verdes em combinação com as existentes, com descontos progressivos no IPTU para [quem fizer] essa adequação.

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BICICLETA

Doria
As ciclovias em canteiros centrais de avenidas serão mantidas e ampliadas. As que são prejudiciais ao comércio de rua deixarão de existir.

Erundina
Nossa meta é construir cem quilômetros de novas ciclofaixas a cada ano da gestão. O planejamento delas será feito com participação dos moradores.

Haddad
Continuaremos ampliando a malha cicloviária, em especial em pontes e viadutos e para ligar as periferias ao centro da cidade. Fizemos 350 km de ciclovias.

Marta
Reavaliaremos a malha atual. Cada subprefeitura terá um aplicativo para a população opinar sobre a implantação. E planejaremos novos traçados.

Russomanno
Pretendo rever as ciclovias atuais para melhorar segurança do ciclista e as condições do comércio. Ampliar essa rede pode ajudar a melhorar o trânsito.

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VELOCIDADE

Doria
Velocidade nas marginais voltará a 90, 70 e 60 km/h. Nas demais ruas e avenidas, o atual limite será mantido e submetido a novos estudos.

Erundina
Vamos continuar e aperfeiçoar o programa de redução de velocidade, a partir de estudos e avaliações sobre seu impacto no conjunto da cidade.

Haddad
Qualquer administração preocupada em salvar vidas deverá seguir a recomendação da ONU de redução de velocidade nas vias urbanas a 50 km/h.

Marta
Nas marginais Tietê e Pinheiros, vamos voltar aos limites de velocidade anteriores. O principal é investir na fiscalização e em campanhas educativas.

Russomanno
O programa de redução em vigor é um equívoco. Ele pouco contribui para a segurança, mas aumenta significativamente o número de multas.

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VENDEDORES DE RUA

Doria
Intensificaremos a fiscalização do comércio irregular e predatório com ajuda da Guarda Civil Metropolitana. O combate será firme, mas sem violência.

Erundina
Concederemos mais TPUs (autorização de trabalho), com prioridade a mulheres, idosos e LGBTs. E criar pontos de apoio [nas ruas], com banheiros.

Haddad
Regulamentamos o cadastro para a venda de alimentos. A ideia foi garantir mais segurança e contribuir para que as pessoas ocupem as ruas.

Marta
Vamos implantar um projeto do meu candidato a vice-prefeito, Andrea Matarazzo (PSD), de criar shoppings populares para receber esses comerciantes.

Russomanno
A partir de critérios técnicos, as leis e regras serão revistas para melhorar a relação dos vendedores ambulantes com a cidade com os cidadãos.

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CIDADE LIMPA E RUAS ABERTAS

Todos os candidatos apoiam as duas medidas e prometem manter as regras atuais.

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