Com as férias chegando, veja quais os itens do carro merecem revisão

Bárbara Malagoli/Folhapress
Ilustração para a matéria sobre revisão veicular, publicada na edição de fim de ano da revista sãopaulo, de 11.dez.16

Com as férias chegando, veja quais são os itens do seu carro que merecem uma atenção especial na revisão.

Pneus
A pressão dos pneus – estepe, inclusive – deve ser verificada, conforme recomenda o manual do proprietário. Sempre com eles frios. Verifique o estado: pneu careca aumenta as chances de acidentes.

Parte elétrica
Verifique o funcionamento de lâmpadas, lanternas, faróis, indicativos de direção (setas), fusíveis, travas, vidros e retrovisores.

Motor
Níveis do óleo e da água do sistema de arrefecimento devem ser checados. Veja a recomendação no manual. Certifique-se de que não haja vazamentos.

Freios
Preste atenção a ruídos, trepidações e "pedal baixo". Cheque ainda o sistema de frenagem, que inclui pastilhas, lonas e discos.

Suspensão
Antes de pegar a estrada, veja se a direção está "puxando". Verifique se há ruídos, que podem ser indicativos de problemas no conjunto de suspensão. É importante ficar atento ao desgaste de amortecedores, molas, buchas e batentes.

Para-brisa
Limpe o para-brisa e a borracha das palhetas dos limpadores. Complete o nível de água do limpador. Em hipótese alguma viaje se houver trincas no para-brisa.

Interior
Os cintos de segurança estão na validade? Evite deixar soltos objetos como malas e garrafas. Em caso de acidente, eles podem até machucar os passageiros.

Ar-condicionado
Odores na cabine podem indicar má condição do ar. Nesse caso, invista em uma higienização do sistema.

Bateria
É recomendado verificar se os cabos de energia estão devidamente conectados e se há oscilação fora do normal dos sistemas elétricos ao dar partida.

Racks
O uso de "racks" (de teto ou fixados na tampa do porta-malas, para bike) deve seguir as instruções do fabricante. Se forem fixados incorretamente ou carregarem mais peso do que o especificado, poderão se desprender do veículo, causando acidentes

Fonte: AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva)

Publicidade
Publicidade