Empresário indica Bar do Jiquitaia e feira de antiguidades para curtir SP

Drinque na região da rua Augusta, almoço na Comedoria Gonzales e passeio na feira de carros antigos perto da estação da Luz, no centro paulistano. As opções estão na lista de locais favoritos na capital de José Tibiriçá Martins, 52, proprietário do Armazém Alvares Tibiriçá. Confira a relação completa e aproveite as dicas.

*

1. Bar do Jiquitaia
Pequeno e despretensioso, fica na parte de cima do restaurante no Baixo Augusta. A carta de drinques teve consultoria do jornalista especializado em bebidas Danilo Nakamura. Entre as pedidas estão o jerezana (vinho Jerez fino e oloroso, vermute e xarope de chá com chocolate) e o detox (gim, limão e xarope de manjericão). E há diversos petiscos, como
o bolinho de mandioquinha com taioba.

Rua Antônio Carlos, 268, Consolação, tel. 3262-2366.

*

2. Comedoria Gonzales
Vou almoçar no período da tarde, pois o movimento fica mais tranquilo. Quem comanda o espaço é o chef boliviano Checho Gonzales. Indico os pratos do dia. Recentemente, experimentei um pato atolado que harmoniza bem com as cervejas artesanais vendidas por lá. Outro ponto forte é o ceviche feito com peixe, comprado sempre fresco ali mesmo nos fornecedores do mercado.

Rua Pedro Cristi, 31/71, box 85, Pinheiros, tel. 3813-8719.

*

3. Estação da Luz
Todo primeiro domingo do mês, vou passear na feira de carros antigos clássicos que rola por lá. Depois, vou tomar um café na Pinacoteca, onde sempre há uma exposição interessante, como: "Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo", até 30 de janeiro. A mostra remete à origem comum de ambas as instituições e às características de suas coleções.

Praça da Luz, Bom Retiro.

*

4. Feira de antiguidades do Bexiga
Ocorre na praça Dom Orione desde 1982, funciona aos domingos, das 8h às 18h. A feira reúne moveis de época, livros, discos e câmeras fotográficas e até brechós. Garimpo bastante. Recentemente, comprei um capacete que pertenceu ao Ayrton Senna. O cannoli, sobremesa proveniente da Sicília, que consiste em uma massa doce frita em formato de tubo, recheada de um creme, é imperdível!

Praça Dom Orione, Bela Vista, tel. 3614-9068.

*

5. Amigo Giannotti
Nesse bar na Bela Vista, as fogaças eram feitas pela mãe e, agora, são preparadas pelo filho dela. Gosto muito do recheio de brócolis e alho que harmoniza bem com a cachaça com mel artesanal. A decoração é a mesma da abertura. Há coisas de farmácias, como taxidermia, um vidro de Biotônico Fontoura gigante e objetos militares da Revolução de 1932.

Rua Santo Antônio, 1.106, Bela Vista, tel. 3211-3256.

Publicidade
Publicidade