Receitas de toque italiano acompanham 'aperitivos modernos' no Peppino Bar

Helena Peixoto/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 09-01-2017: Drink Salento no Peppino Bar. (foto Helena Peixoto/Folhapress)
O drinque Salento, do Peppino Bar

No copo delicado, um aroma cítrico, levemente doce. Um gole do líquido frio e translúcido e o gosto é de mar. Salgado, seco, um pouquinho ácido. O drinque, de nome Salento, foi inspirado na região mediterrânea e leva gim, vinho branco, água de amêndoa, sal e óleos essenciais. Ao lado do copo, pode estar uma porção de atum com abobrinha, sementes crocantes e burrata (R$ 29). O Peppino é um bar de receitas salgadas e doces, de toque italiano.

Na prateleira do bar estão aqueles tais óleos, superconcentrados, em frascos bem pequenos, para usar com diferentes técnicas. Ylang ylang, pinho, bergamota e jasmim. "Não são a base de um drinque, talvez um charme. Algo nunca sentido antes. E isso dá autenticidade às receitas", diz o bartender Fabio la Pietra. "Em termos de ingrediente e equilíbrio, é algo muito diferente do que fazia antes."
La Pietra comandou por três anos e meio o balcão do SubAstor e ao lado do chef Rodolfo de Santis abriu o Peppino, com coquetéis, vinhos, bolinhos, sanduíches e massas.

Nos copos, adstringência e acidez, para um gole pedir outro. Uma carta cheia de "aperitivos modernos", que não precisam ser amargos. E podem ter licores, vermutes, vinhos fortificados.

"É uma carta fresca. Não tem muitas opções encorpadas, mas não quer dizer que não servimos clássicos", diz La Pietra. "Nos baseamos neles, porém com outra visão, no caso dos aperitivos. Que seja rico, mas simples, para poder experimentar mais."

R. João Cachoeira, 175, Vila Nova Conceição. tel. 2157-0720. Seg. a sáb., das 17h às 2h. Coquetéis a R$ 29

Publicidade
Publicidade