Natália Prieto criou doceria vegana depois de ficar sem presente em amigo secreto

Na Páscoa de 2013, Natália ficou sem presente no amigo secreto da empresa. A colega que a tirou teve dificuldade em achar doces veganos para presenteá-la e o mimo chegou uma semana depois da data.

A situação embaraçosa escancarou a oportunidade de um mercado inexplorado. Natália então resolveu tentar produzir ela mesma os doces que queria, no tempo que sobrava entre os trabalhos como relações públicas e professora de inglês.

Levou algum tempo: ao longo de um ano e meio, ela testou em casa várias receitas até conseguir fazer doces sem leite, ovo ou nenhum item de origem animal sem abrir mão do sabor e "com muito chocolate".

Quando achou o ponto, não parou mais. Criou receitas como pão de melado (similar ao pão de mel, mas recheado com melado de cana), bolos, cupcakes, que custam a partir de R$ 4,50 cada um.

Com o cardápio de mais de 30 itens pronto, ela criou a Vovó Vegana em 2014, com entrega de doces sob encomenda. Logo depois, saiu do emprego para se dedicar ao negócio, que se tornou familiar: o irmão e seus pais também deixaram seus trabalhos para se dedicar à empreitada.

"Os veganos têm muitas opções salgadas, mas poucos doces", reclama. "E ser vegano não quer dizer ser alguém que só come coisas saudáveis. Essa imagem é errada."

Neste ano, o espaço usado na Penha, zona leste, ficou pequeno para tantos pedidos e a sede da Vovó Vegana se mudará para o centro. Além da cozinha, haverá também uma loja, com abertura prevista para abril.

E quem é a Vovó Vegana? "Criamos esse nome para remeter à ideia de doces feitos com carinho de vovó, como um bolo de fubá caseiro, e de cuidado com os animais", conta Natália, que cresceu em uma casa com cães e gatos e frequentava um sítio com galinhas e porcos quando pequena. Cinco anos atrás, ela se tornou vegana.

Parte do dinheiro das vendas é destinada para uma associação que ajuda bichos abandonados. Além do sucesso nas vendas, Natália celebra outra conquista: Luís, seu irmão e sócio, também aderiu ao veganismo.

*

Vovó vegana
Doceria que produz apenas doces veganos. Cerca de 500 produtos são feitos por semana.
Bolos, cupcakes, bem-casados, cookies e trufas (feitas sem leite e sem ovo) integram o cardápio.

vovovegana.com.br

Leia aqui outras histórias de mulheres empreendedoras paulistanas.

Publicidade
Publicidade