Curso gratuito ensina idosos a enviar áudio e adicionar amigos em redes sociais

"Ah, eu procurei por Maria Eleonora, foi por isso que eu não te achei aqui", diz Beatriz Botelho, 69. A senhora vestia uma calça de linho cor da pele, malha azul e um colar de pérolas. Na mão, um smartphone. Ela conversava com sua colega, Leonor Manesco Brait, 73, e tentava adicioná-la em uma rede social usando o aparelho celular.

Sentadas em uma sala pequena, elas eram acompanhadas de Vilton Giglio, 63, além de três instrutores. Tratava-se de um curso de smartphones para o público da terceira idade oferecido pela Biblioteca Villa-Lobos, no parque Villa-Lobos, na zona oeste.

"É importante abordar a inclusão digital e promover uma socialização e fortalecimento de vínculos com o público +60", diz Sueli Regina Marcondes Mota, diretora de biblioteca da Biblioteca São Paulo e da Villa-Lobos.

"Com o passar do tempo, fui me desligando das tecnologias", conta Beatriz. "Mas com a morte do meu marido passei a ter que me virar. Por isso, vim atrás dessas aulas." Para ela, o mais difícil são ações como contatar um motorista e usar aplicativos de banco, já que tem "medo de errar". "Se você não aprende, fica parada no tempo, na era dos fósseis e dinossauros", brinca.

Oferecido gratuitamente, o curso, que começou no primeiro semestre de 2016, é dividido em oito encontros de aproximadamente duas horas. Os participantes aprendem como manusear o seu aparelho —desde a gravar um áudio ou escrever uma nota até como navegar em redes sociais. A única obrigatoriedade é possuir um smartphone.

Devido à alta demanda pelas aulas, já estão sendo providenciadas novas turmas. Há, inclusive uma fila de espera –na biblioteca de São Paulo o número chega a ser de 414 pessoas, enquanto que na Villa-Lobos ele é de 257.

Outro curso voltado ao público idoso é o de "Paquera pelo Celular", que terá sua primeira edição no fim do mês no Sesc Pompeia. Ministrado por Ana Carolina Weffort, ele tem como proposta apresentar alguns aplicativos amorosos, como o Tinder e o Happn, e ensinar como usá-los. "Infelizmente a gente vive uma realidade no Brasil hoje de uma terceira idade muito solitária", diz Alcimar Frazão, coordenador de programação cultural do Sesc Pompeia. "A ideia é criar a possibilidade de juntar e aproximar as pessoas", completa.

*

MAIS CURSOS

Oficina de smartphones e redes sociais (+60)

Biblioteca Villa-Lobos. Av. Professor Fonseca Rodrigues, 1.025, Alto de Pinheiros. Ter. e qui., das 14h30 às 16h30. De 2 a 25 de maio. Carga horária: 16h.

Universidade Aberta do Tempo Útil

Mackenzie (portal.mackenzie.br ) Tel. 2114-8730. De seg. a sex., uma vez por semana, manhã e tarde. Valor: R$ 750.

Programa Aquarela - 3ª Idade

Metodista. (portal.metodista.br ) Tel. 4366-5293. De uma a duas vezes por semana. Valor: R$ 50.

Publicidade
Publicidade