São Paulo levou 30 anos para virar referência nas turnês pela América Latina

Divulgação
Ian McCulloch, integrante do conjunto musical "Echo & The Bunnyman", durante show em São Paulo em 1987. [FSP-Folhateen-19.01.98] [Ian.McCulloch]*** NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
Ian McCulloch, integrante do conjunto musical "Echo & The Bunnyman", durante show em São Paulo em 1987

No dia 31 de março de 1973, o cantor americano Alice Cooper, então o roqueiro que mais vendia discos no mundo, fez seu primeiro show em São Paulo, no Salão de Exposições do Anhembi: 100 mil ingressos esgotados!

O potencial da cidade para receber astros da música já estava ali. Nos 44 anos seguintes, essa vocação só cresceu.

O próprio Alice Cooper, ainda fazendo teatrinho de horror no palco, volta a São Paulo no dia 26 de setembro, abrindo para o Guns N' Roses no estádio Allianz Parque. Mas a vinda de Cooper em 1973 foi, na época, um caso raro. Nomes também populares vieram nos anos 1970, mas contados nos dedos de uma mão: Peter Frampton, Genesis, Rick Wakeman.

Em 1981, uma bomba: Queen em duas apresentações no Morumbi. São Paulo entraria para a história da banda (e do rock) como a primeira plateia a cantar a letra inteira de "Love of My Life" enquanto Freddie Mercury fingia reger o coral. Depois, o Queen repetiria o ritual pelo mundo. Em 1983, foi a vez do Kiss encher o Morumbi.

Na segunda metade da década, o boom do rock nacional rendeu a proliferação dos espaços. Das danceterias, como Radar Tantã e Rádio Clube, ao Ginásio do Ibirapuera.

O período deixou feliz o paulistano que acompanhava o então efervescente rock inglês. Deram as caras em São Paulo Echo and the Bunnymen (shows sublimes em 1987), Siouxsie and the Banshees e The Cure, para ficar só nos maiorais.

A década marcou também o início do festival Hollywood Rock, que seria por dez anos uma alternativa paulistana ao Rock in Rio, entre shows consagradores (Pretenders, 1988) e constrangedores (Nirvana, 1993).

Neste século, a cidade virou referência nas turnês pela América Latina. O Allianz Parque surge como melhor opção para os shows estrelados.

Sua agenda deste ano já teve Elton John, James Taylor, Sting e Ed Sheeran e ainda terá John Mayer, The Who, Ariana Grande e Paul McCartney.

Em entrevista a este repórter em 2015, Alice Cooper disse, parecendo sincero: "São Paulo é a cidade mais louca na qual me apresentei. E eu conheço lugares muitos loucos, pode apostar!".

Publicidade
Publicidade