'Praia dos crushes', Aterrinho é ponto de azaração e saltos no mar de Fortaleza

Willian Ferreira/Folhapress
Jovem pula de ponte desativada próxima ao Aterrinho, em Fortaleza
Jovem pula de ponte desativada próxima ao Aterrinho, em Fortaleza

"Água, cerveja, picolé, água de coco", gritam os ambulantes do Aterrinho, como é chamada a faixa de areia ao lado do espigão da João Cordeiro, na praia de Iracema, coração turístico de Fortaleza. E logo emendam: "Vai um marujinho aí, varão?", sempre oferecendo o típico sorvete de iogurte que virou símbolo da capital cearense.

Ao redor, praticamente nenhum turista fritando ao sol -todos aproveitam as tardes para explorar mares mais afastados, sobretudo Canoa Quebrada. Isso torna o Aterrinho ponto certo para esbarrar com gente da cidade, reunida em grupos de amigos que tiram uma folga para manter o bronzeado e, quem sabe, arranjar um encontro para mais tarde. Não à toa, o lugar ficou conhecido no boca a boca como a "praia dos crushes".

Mas nem tudo é (só) pegação. Com mar mais calmo, garantia de um mergulho gostoso em águas indicadas como próprias pela superintendência de meio ambiente, ali também é possível praticar stand-up paddle. A barraca do Alexandre (@nocrazypaddle ) aluga pranchas e remos por R$ 30 a hora. No calçadão, ambulantes oferecem patins -o que garante um ar de anos 1980.

Depois, é só seguir em direção ao Poço da Draga para conhecer uma das atrações preferidas de quem procura um pouco de aventura: a ponte metálica. Desativada e sem qualquer manutenção, ela é hoje usada pelos mais corajosos como plataforma de saltos em direção ao mar. Por isso, há todo um protocolo informal de segurança.

O ideal é ir na maré cheia e antes das 16h, quando as ondas começam a ficar mais violentas. Ao chegar à estrutura, quem topa o desafio precisa se afastar das estacas ainda existentes na água.

É um bom momento para apreciar lá de cima as águas azuis e observar as casinhas e os prédios da orla de um ângulo pouco comum, quase inédito.

Uma, duas, três respirações. Depois é só dar uma corridinha. E se jogar.

*

Quem leva

New Age
newage.tur.br; tel. 3138-4888.
A partir de R$ 1.157 Inclui aéreo e quatro noites em apto. duplo em Fortaleza

Publicidade
Publicidade