Cores de paredes e objetos ajudam na boa vibração do ambiente

Segundo o arquiteto Felipe Luciano, do Estudio FCK, a escolha da cor de um ambiente é fundamental na harmonização da decoração.

"É ela que contribui para a sensação que queremos imprimir no projeto, tornando o espaço mais aconchegante e acolhedor ou mais alegre e cheio de energia." Daí a importância de se fazer a opção correta, realizando testes com amostras para evitar arrependimentos no futuro.

Para a casa ficar em sintonia com as tendências anunciadas para este ano, vale saber que a Pantone —referência mundial em especificação de cores- elegeu o ultravioleta para 2018. Esse tom um pouco mais ousado de púrpura aparece na estante projetada por Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran, da KTA Arquitetura.

O arquiteto Felipe Luciano sugere tons iluminados, por exemplo o amarelo dourado, em contraste a cores fechadas, seguindo a tendência do color blocking -empregada no living, com painel para TV e porta deslizante.

Já a designer de interiores Adriana Fontana comenta que a paleta de cores de um projeto indica a personalidade do morador. "A cor transforma o ambiente e acaba influenciando até no temperamento de cada um."

Se a ideia é encher a casa de vitalidade, uma das dicas é apostar no laranja, como fez a profissional no projeto que utilizou o tom vibrante na bancada da cozinha. Segundo ela, a cor aguça o paladar e remete à energia gostosa dos meses de sol e calor.

Publicidade
Publicidade