Palco do Bexiga vira sala de aula para discutir e encenar peças teatrais

Sábado à tarde, e o movimento no Ágora Teatro, no Bexiga, começa bem antes da primeira apresentação. No palco, em vez do cenário, lousa, cadeira e uma mesa coberta de livros. Na plateia, no lugar do público, os alunos do curso Texto e Cena: Leituras do Teatro Ocidental. O grupo tem estudante universitário, arquiteto, jornalista, professor, ator e quem mais chegar: é só comprar o ingresso e entrar.

Quem conduz os encontros semanais, que acontecem das 15h às 18h, é o professor de literatura Welington Andrade, doutor em dramaturgia pela USP.

Cada aula trata de uma peça teatral. O professor dá conta da parte teórica. A cada comando seu, um grupo de atores, liderados pelo fundador do Ágora, Celso Frateschi, levanta-se para fazer a leitura dramática de uma cena da peça.

"O curso surgiu da vontade de resgatar uma dramaturgia importante, que andava esquecida", diz Welington, que dá aulas de literatura na faculdade de comunicação Cásper Líbero e é editor da revista Cult.

O plano do curso é bem abrangente: discutir as obras mais significativas do repertório de cada autor incluído no programa. "Chegamos a um número final de 75 textos, começando com os dramaturgos gregos e terminando nos contemporâneos do século 21."

Welington calcula que o curso movimentará as tardes de sábado no Ágora Teatro pelos próximos dois anos e meio, o que combina perfeitamente com a vocação do espaço inaugurado em 1999 por Frateschi.

"Aqui sempre foi mais do que um teatro. Sempre teve cursos, palestras, seminários, discussões. É um espaço onde a gente faz teatro e conversa sobre o mundo, sobre dramaturgia, sobre a sociedade brasileira."

*

ÁGORA TEATRO
Quando: sábados, das 15h às 18h
Onde: r. Rui Barbosa, 664, Bela Vista, tel. 3284-0290
Quanto: R$ 50 por aula
agorateatro.com.br

Publicidade
Publicidade