Vinícola na serra da Mantiqueira recebe visitantes para conhecer videiras e acompanhar colheitas

Com uma luminosidade amarelo-cobre e uma paisagem desenhada com montanhas, parreiras e ainda oliveiras, era possível se estar em algum lugar da Itália, França ou quem sabe até da Grécia.

Mas, na ausência de castelos ou ruínas, um pé de catuaí amarelo, com grãos cor de açafrão, dá uma boa dica do local em que se situa a vinícola Guaspari: uma antiga região cafeeira no estado de São Paulo, a cidade de Espírito Santo do Pinhal.

Para além da beleza de seus campos e videiras, outra questão se pronuncia: um vinho de qualidade é feito em São Paulo? Distante dos eixos consagrados de produção (como o Sul do Brasil, a Argentina e o Chile), a Guaspari vem mostrando que sim.

Lá, é por volta dos meses de maio a agosto que os cachos estão abundantes e corpulentos, prontos para serem colhidos. Isso é possível graças a um sistema de poda inversa, que faz com que a parreira dê frutos no inverno e não no verão, a temporada de chuvas, que é um empecilho à produção.

Neste ano, a Guaspari lançou um passeio chamado Vindima (R$ 420 em 2008), para quem quer visitar as árvores cheias, participar de uma colheita simbólica e aprender como a bebida é feita. O programa inclui também almoço e degustação de vinhos, de azeite e salumeria, porém está disponível apenas entre maio e junho.

Uma versão um pouco mais resumida desta visita é oferecida pela vinícola desde o ano passado, sempre aos sábados e domingos, com agendamento prévio.

O plantio da Guaspari começou em 2006, com a intenção da família proprietária de produzir vinho de alta qualidade em São Paulo. Depois de um estudo geológico da área, descobriram que a região era propícia ao cultivo. Além do solo, existe ali uma variação térmica (com dias quentes e noites frias) favorável ao desenvolvimento de uvas.

Com a ajuda de técnicos da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), foram selecionadas e testadas variedades como a syrah e a sauvignon blanc. Em 2008, a vinícola foi construída e, seis anos depois, foram lançados os primeiros rótulos –hoje são nove, de duas linhas diferentes.

*

Visita
Sábado e domingo, com agendamento prévio. O passeio (R$ 125) tem cerca de duas horas de duração e inclui degustação de quatro rótulos, azeite e queijos.

Guaspari
R. Pedro Ferrari, 300, Pq. do Lago, Espírito Santo do Pinhal, São Paulo. Reservas: (19) 3661-9191. Email: enoturismo@vinicolaguaspari.com.br

Publicidade
Publicidade