Supermercados garantem boas ofertas de vinhos

Precisa de um vinho para hoje à noite e a bom preço? Os supermercados são imbatíveis nesses quesitos. Além do alto poder de negociação em função do volume que compram -em 2017, o Pão de Açúcar atingiu a marca de 18,4 milhões de garrafas vendidas-, as redes de varejo estão investindo cada vez mais na importação direta.

No Zaffari, que tem duas unidades em São Paulo, os rótulos exclusivos, comprados diretamente das vinícolas estrangeiras, chegam custando até 50% menos, comparados a vinhos da mesma categoria. Não por acaso, eles já representam 70% das vendas entre vinhos importados.

Não espere, contudo, encontrar adegas muito variadas -chilenos e argentinos são os mais procurados e, consequentemente, dominam o espaço das prateleiras. E não só por causa do preço.

"O brasileiro tem clara preferência pelo vinho frutado e alcoólico do Novo Mundo, pela percepção de dulçor. É uma característica típica do consumidor iniciante, que há pouco tempo só conhecia vinhos de mesa", explica Gilberto Medeiros, presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Vinho (Sbav-SP).

Para os especialistas, contudo, a assessoria prestada pelos atendentes dos supermercados ainda deixa a desejar.

"Se a formação desses profissionais fosse melhor, o consumidor se sentiria mais seguro para arriscar. Quem compra sem orientação acaba optando pelo vinho mais barato", diz Wesley Moreira.

*

ONDE COMPRAR

Carrefour
Oferece cerca de 700 rótulos, sendo 200 de importação exclusiva -nas unidades Carrefour Bairro e Carrefour Market, a seleção não passa de 400. Têm destaque chilenos, argentinos, uruguaios, portugueses, italianos, franceses e espanhóis.

Casa Santa Luzia
A loja, que fica no meio do caminho entre um supermercado e um empório, expõe 2.000 rótulos. Portugal, França e Chile dominam as prateleiras -75% das vendas são de vinhos importados com exclusividade. Cinco sommeliers compõem a equipe de atendimento.

Pão de Açúcar
Há 20 anos, o consultor Carlos Cabral responde pela seção de vinhos, que varia de 400 a 1.100 rótulos, dependendo do tamanho da loja. Das 185 unidades no Brasil, 175 têm atendentes treinados pelo próprio Cabral para tirar dúvidas sobre os vinhos.

St Marche
São 1.200 rótulos de 16 países: Argentina, Chile e Itália têm a maior fatia, e cerca de 20% das vendas se concentram nos vinhos de importação própria. Todas as lojas têm sommelier de plantão. No inverno, são oferecidas degustações às sextas e aos sábados.

Zaffari
As adegas das duas lojas paulistanas exibem cerca de 800 rótulos. Vinhos de importação própria, sobretudo chilenos, costumam ser vendidos com descontos para quem leva a partir de três garrafas -em geral, a terceira unidade sai de graça.

*

Saiba o que esperar de cada tipo de comércio de vinho

Clubes por assinatura são modelo que não para de crescer

Lojas online oferecem praticidade e promoções vantajosas

Empórios atraem clientes com atendimento eficiente e variedade de rótulos

Importadoras têm equipes altamente treinadas e compras focadas

Saiba onde encontrar vinhos naturais, biodinâmicos e orgânicos

Publicidade
Publicidade