Pelo jeito, o paulistano gosta do elemento surpresa: tem aumentado o número de clubes por assinatura, nos quais o cliente paga por mês para receber um número pré-estabelecido de garrafas. Até mesmo supermercados e importadoras lançaram os próprios clubes. Nesse tipo de comércio, o freguês fica no escuro até receber o pacote em casa.
"Tenho visto alguns muito bons. Os maiores negociam grandes volumes e oferecem seleções incríveis. Mas realmente só recomendo para quem não tem medo do novo e está aberto a experimentar", opina Alexandra Corvo, da escola Ciclo das Vinhas.
Para a sommelière, a abordagem didática é outra vantagem -as garrafas são despachadas na companhia de material impresso, em que é possível aprender sobre a bebida, a vinícola, o tipo de uva e as melhores
harmonizações. "Como sou professora, gosto de tudo bem explicadinho. Vejo que os clubes estão investindo em ótimos conteúdos", afirma Alexandra.
Wesley Moreira é outro entusiasta desse modelo de comércio, mas dá um conselho importante: "Existem muitos clubes e diversas opções de planos. Para ter certeza de ter escolhido o mais adequado, melhor optar por contratos curtos e testar vários serviços", recomenda ele.
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PARA ASSINAR
Clube D
Pertence à loja online Divvino, do grupo catarinense Angeloni. Os planos, para entrega de duas, quatro ou seis garrafas por mês, têm preço fixo: R$ 59 por unidade.
Sociedade da mesa
Membro do International Wine Clubs Association, promete vinhos até 40% mais baratos. Realiza entregas mensais ou trimestrais.
Viva vinhos
Do Pão de Açúcar, oferece duas modalidades (R$ 79 e R$ 99), com duas garrafas por mês. Novos rótulos chegam a preço promocional.
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Saiba o que esperar de cada tipo de comércio de vinho
Supermercados garantem boas ofertas e volume
Lojas online oferecem praticidade e promoções vantajosas
Empórios atraem clientes com atendimento eficiente e variedade de rótulos
Importadoras têm equipes altamente treinadas e compras focadas
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