Nova carta de drinques do Frank Bar é inspirada na coquetelaria japonesa

Inaugurado em 2015, o elegante bar no lobby do hotel Maksoud Plaza estreia sua quarta carta de drinques. Para acompanhar o jazz ao vivo da trilha do ambiente com luzes baixas, 15 bebidas que olham para o Oriente.

O novo menu, desenhado por Spencer Amereno Jr., inspira-se no Japão. "Apesar de eu nunca ter estado lá, a cultura do país sempre foi uma inspiração para o meu trabalho, inclusive pelo impacto que os bartenders japoneses tiveram na coquetelaria mundial", explica ele, eleito, junto com Márcio Silva, do Guilhotina, melhor barman do ano pelo júri d'O Melhor de sãopaulo.

O Frank acumula menções na premiação promovida pela revista: já ganhou como melhor bar (2016 e 2017), melhor menu de drinques (2016), melhor coquetelaria (2018) e melhor bartender (2017 e 2018).

Em 2017, apareceu, pela primeira vez, no ranking World's 50 Best Bar, que elege os cem melhores endereços do ramo no mundo. Foi o melhor colocado entre os brasileiros, na 66ª posição. As outras duas casas listadas são o Guilhotina (73º), em Pinheiros, e o SubAstor (90º), na Vila Madalena.

Como nas seleções anteriores, há drinques autorais, criados pela casa, e releituras de receitas antigas, encontradas em pesquisas de menus de outros tempos. O Algonquin Cocktail, por exemplo, que mistura bourbon, vermute, xarope de casca de abacaxi e bitters, foi lançado em 1930 pelo hotel Algonquin, em Nova York. Já o Hannibal Hamlin, com brandy de jerez e rum, data de 1891.

Entre as novas criações há o A Dog Named Daiquiri, com rum, umbu, limão e abacaxi, e o Brace, que leva o vinho húngaro tokaji. De cor ouro e sabor açucarado, foi proclamado por Luís 14 como "o vinho dos reis, o rei dos vinhos".

"A nova carta do Frank faz uma homenagem explícita e evidencia uma influência que sempre esteve presente", diz Spencer. "Isso não se significa que vamos apenas servir drinques japoneses. Continuamos o mesmo bar, intimista, com o jazz rolando, mas agora temos a presença dessa estética bem característica", completa.

Receita do drinque Brace, servido no Frank

Ingredientes:

- Uísque Chivas 12
- Vinho tokaji seco
- Maçã verde fresca macerada
- Xarope caseiro de avelã
- Suco fresco de limão-taiti

Frank Bar - Hotel Maksoud Plaza - R. São Carlos do Pinhal, 424, Bela Vista, tel. 3145-8000. De seg. a sáb., a partir das 18h

Publicidade
Publicidade