Bairro em transformação, Bom Retiro oferece dicas de cultura à gastronomia

Paulo Vicelli, 38, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca de São Paulo e morador do Paraíso, dá cinco dicas de lugares para curtir na região do Bom Retiro.

*

Delishop
Melhor lugar no Bom Retiro para provar clássicos da cozinha judaica. O prato do dia sempre traz novidades feitas com ingredientes frescos, sob a batuta do chef Nir Baruch. Recomendo o incrível falafel acompanhado de berinjelas e picles, servido às sextas.


R. Correia de Melo, 206, Bom Retiro, tel. 3228-4774

-

Casa do Povo
A apenas algumas quadras da Pina Estação, a associação cultural construída em 1946 pela comunidade judaica apresenta ações de extrema importância para o bairro. Vale ficar atento ao site, pois a programação é dinâmica, e vai de oficinas e cursos a residências artísticas e espetáculos.


R. Três Rios, 252, Bom Retiro, tel. 3227-4015, casadopovo.org.br

-

Museu de Arte Sacra
Localizado no Mosteiro da Luz, uma das construções mais antigas da cidade, este museu reúne boa parte da história do Brasil por meio de peças religiosas de altíssima importância e qualidade.


Av. Tiradentes, 676, Luz, tel. 3226-3336

-

Esfiharia Effendi
Uma visita à Pinacoteca deve terminar no Effendi. Fundado por uma família de armênios em 1973, o restaurante guarda um certo charme daquele período. Da cozinha saem esfihas de massa fininha e crocante. A de basturma -carne seca armênia- é a minha favorita.


R. Dom Antônio de Melo, 77, Luz, tel. 3228-0295

-

Béni Café
Um simpático café comandado por uma família de coreanos. O ambiente é super 'cool', com sofás e mesinhas comunitárias. Da confeitaria saem bolos deliciosos. O de cenoura com brigadeiro é maravilhoso.


R. Lubavitch, 79, Bom Retiro, tel. 3331-8563

Publicidade
Publicidade