Publicidade

Guia do MBA

Curso de MBA extrapola sala de aula ao estimular contatos profissionais

Assistir às aulas e acompanhar os conteúdos de um MBA é apenas metade do curso. A outra parte vem com a prática do que se aprende e, principalmente, a possibilidade de fazer networking que o ambiente proporciona, dizem especialistas.

"O aluno que entrar no MBA pensando apenas em aprender conteúdo do jeito tradicional pode se frustrar", afirma Jeferson Mola, coordenador dos cursos de MBA da área de negócios da Anhembi Morumbi.

"O conhecimento é melhor aproveitado com as discussões nas aulas e as experiências de outros alunos", diz.

Para Eduardo Endo, diretor acadêmico do MBA na Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista), o networking é um dos itens essenciais no ecossistema desses cursos.

"A maioria das vagas de recolocação no mercado, por exemplo, é preenchida com ajuda da rede de contatos. No MBA estão as pessoas que podem proporcionar isso."

"Ao reunir pessoas com objetivos parecidos, o MBA colabora para formar um elo mais forte entre profissionais, mesmo entre aqueles que atuam em áreas diferentes", diz Silvye Ane Massaini, coordenadora de pós-graduação na Faap (Fundação Armando Alvares Penteado).

Segundo Massaini, esse elo tem o poder de impulsionar novas realizações.

"As oportunidades estão nas pessoas, não nas empresas. Quem tem mais contatos também tem mais poder para encontrar aquilo que procura", diz José Augusto Minarelli, presidente da Lens & Minarelli, empresa que presta assessoria em carreiras.

Maria Ester Pires da Cruz, gerente do núcleo de carreiras do Insper, concorda. Para ela, o networking é uma fonte inesgotável de oportunidades, que amplia a visão ao colocar em contato pessoas com pensamentos e habilidades diferentes.

"Quando conheço uma pessoa, tenho acesso aos contatos dela. Essas conexões podem ser ativadas em momentos de necessidade", diz João Baptista Brandão, coordenador do MBA em liderança e gestão de pessoas da FGV (Fundação Getulio Vargas).

MANUTENÇÃO

Mas, para que traga bons resultados, a rede de contatos precisa ser cuidada. "É preciso ter iniciativa para procurar, disponibilidade para ser procurado e não esquecer de manter a interação", lembra Minarelli.

Maria Ester Cruz, do Insper, diz que o importante é dar continuidade à relação. "Informe ao colega quando descobrir algo que possa interessá-lo. Chame-o para conversar de vez em quando. O que não pode é lembrar apenas quando precisa de algo."

Entenda o MBA

*

ONDE FAZER

MBA EXECUTIVO
ONDE Insper
DURAÇÃO 24 meses
VALOR R$ 58.147,70 (à vista)

MBA EM ESTRATÉGIA DE MARKETING
ONDE BSP (Business School São Paulo)
DURAÇÃO 24 meses
VALOR R$ 39.900 (à vista)

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
ONDE FIAP
DURAÇÃO 360 horas
VALOR R$ 27.072,00 (divididos em 24 parcelas)

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL
ONDE FIA (Fundação Instituto de Administração)
DURAÇÃO 18 meses
VALOR R$ 59.600,00 (à vista)

Publicidade
Publicidade
Publicidade