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Guia dá dicas de moda e de bons modos no escritório

Vestir-se e portar-se bem geram dilemas que acompanham qualquer pessoa preocupada com a aparência e os bons modos. No mundo corporativo, isso pode custar uma vaga de emprego. É o que acredita a consultora de moda e empresária Gloria Kalil, que lança seu sexto livro.

"Chic Profissional: Circulando e Trabalhando num Mundo Conectado" (Companhia das Letras) une conselhos de moda, de conduta num contexto globalizado como o do mercado de trabalho do século 21.

Kalil mostra desde qual é a melhor maneira de montar um currículo até como se apresentar numa videoconferência com um executivo do outro lado do mundo.

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Folha - Num momento em que se fala tanto de liberdade na maneira de se vestir, por que ainda é necessário um livro sobre o assunto?
Gloria Kalil - Mais do que nunca as pessoas precisam de referências. Há muita informação e, no mercado de trabalho, cada empresa e cada área têm seus mandamentos, do formal ao superinformal.
As relações mudaram muito com a internet, e o profissional deve estar preparado para lidar com culturas e hábitos diferentes. O que é certo para você, em outro lugar é completamente diferente, da maneira de cumprimentar até a de se vestir.

Reprodução
Ilustração de 'Chic Profissional', livro de Gloria Kalil
Ilustração de 'Chic Profissional', livro de Gloria Kalil

É possível falar de uma maneira certa de se vestir no trabalho?
A moda hoje é um veículo de personalidade, e é muito difícil uma pessoa abandonar sua individualidade para se adequar à empresa. Isso diz muito sobre as novas relações entre as pessoas e o trabalho. O que proponho no livro é um painel sobre essas relações e como é possível se encaixar nelas. O que é certo, e isso nunca vai mudar, é que a roupa da "última moda" não combina com trabalho.

Então não é certo alguém impor sua personalidade ao usar o que bem entender?
É um exercício de abrir os olhos e ver o que você quer. Se um jovem CEO procura um investidor para pedir grana, deve se adequar aos códigos daquele empresário. A resposta é sempre 'qual é o seu objetivo?'.

Como analisa o fato de a gravata estar em desuso nos meios político e empresarial?
A gravata sempre será um ícone masculino e de poder, e os homens, em geral, respeitam dinheiro e poder. Mas quando poderosos como Bill Gates ou Mark Zuckerberg deixam de usá-la, há chance de outros toparem aderir à ideia.

CHIC PROFISSIONAL
Autora Gloria Kalil
Editora Companhia das Letras
Quanto R$ 44,90

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