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Analisar conteúdo e método de aulas é o primeiro passo para escolher MBA

A oferta crescente de MBAs na área de tecnologia pode complicar a escolha do curso ideal. Especialistas aconselham a observar desde o processo seletivo ao histórico de inovação da instituição para saber qual programa compensa mais o investimento –que pode chegar a R$ 30 mil.

Mesmo na área de tecnologia, o curso deve ter boa parte da carga horária destinada a conteúdos de gestão. Matérias como gerenciamento de projetos, controle contábil, marketing e empreendedorismo são obrigatórias.

As habilidades comportamentais, como tomada de decisão, gerenciamento de equipe e capacidade de síntese também devem fazer parte da grade, normalmente em disciplinas como liderança, comunicação interpessoal e negociação de conflitos.

"Também é importante saber se os cursos têm mecanismos para os alunos praticarem as competências, por meio de apresentações em público, exposições aos colegas ou gravações de vídeos", diz Eduardo Endo, diretor acadêmico do MBA da Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista).

O método de ensino também deve ser analisado. Vale averiguar se o curso investe em ferramentas participativas, que colocam o aluno no centro do processo, como a troca de experiências, simulação de casos, debates e trabalhos em equipe.

Outra tendência nos MBAs é a chamada sala de aula invertida, em que os alunos recebem o material previamente e estudam em casa, aproveitando os encontros para fazer exercícios.

"Embora tenham pouco tempo disponível, os alunos têm que prever espaço para os estudos fora da escola", diz André Barcaui, professor e coordenador do MBA em tecnologia da informação da FGV (Fundação Getulio Vargas).

No caso dos cursos tecnológicos, é fundamental que assuntos como inteligência artificial, big data, impressoras 3D, nanotecnologia e robótica apareçam ao longo do programa. "Não se trata de ter uma disciplina sobre esses temas, mas não tem como falar das tecnologias da informação emergentes e não citar vários desses aspectos", diz Barcaui, da FGV.

Cursos em tecnologias avançadas, como big data, exigem ainda laboratórios, computadores e programas de ponta. "É essencial observar se a escola oferece diferentes tecnologias aplicadas à inovação para que o aluno saia capacitado para lidar com todas elas", afirma Alessandra Montini, professora da FIA (Fundação Instituto de Administração).

Definida a instituição, é preciso estar atento aos critérios de seleção. Análise do currículo, notas da graduação, redações, proficiência em língua estrangeira e entrevistas são algumas das formas usadas escolha de alunos com o perfil correto.

Há ainda encontros com o coordenador e o professor do curso. "Essas conversas funcionam como passaporte de entrada, observamos aspectos como experiência profissional, capacidade de trocar ideias, interagir e enriquecer a participação dos demais alunos", diz James Wright, da FIA.

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ENTENDA O MBA - MASTERS OF BUSINESS ADMINISTRATION

O QUE É
Uma pós-graduação lato sensu (especialização) voltada à administração de negócios, que usa teoria e muita prática para preparar o aluno a postos gerenciais. Pode ser focada em temas específicos, como marketing digital

QUANDO FAZER
É preciso três anos de experiência em posição de liderança na empresa ou com aspiração para tal. Alguns cursos exigem dois anos e outros até cinco anos

QUANTO DURA
Em média, dois anos

O SALÁRIO AUMENTA?
Sim, pois agiliza a ascensão na empresa e pesa na hora da negociação salarial. Mas quem tem um mestrado ganha mais

QUANTO GANHA UM EXECUTIVO?
Com graduação - R$ 8.353,93
Com MBA ou outra pós-graduação - R$ 15.876,51
Com mestrado ou doutorado - R$ 16.497,79

* Cargo de diretor ou gerente.
Fontes: Anamba e Pesquisa Salarial da Catho, de agosto de 2017.

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