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Carreiras tradicionais se rendem à tecnologia em busca de renovação

Novos cursos de MBA unem os mais diversos campos da tecnologia a algumas das carreiras mais tradicionais do país. Neles, disciplinas como direito, marketing, sustentabilidade e governança dividem espaço com inovação, big data e computação na nuvem.

"Não tem mais como escapar, a tecnologia aparece em todas as áreas. Os cursos mostram como usar TI para atender à demanda de negócios e clientes", explica Tereza de Brito Carvalho, coordenadora de MBA do Pece (Programa de Educação Continuada) da Poli-USP.

No Pece, há cursos em governança e inovação, tecnologias ambientais e o mais recente, TI digital e inovação sustentável, que terá a primeira turma em 2018.

O novo curso é voltado a jovens profissionais que desejam entender como a tecnologia impacta as profissões. Disciplinas como direito no mundo digital e start-ups enxutas dividem espaço com outras sobre profissões do futuro e conectividade.

Já o MBA em governança e inovação mescla direito ambiental e gestão de projetos com data center verde e tecnologias sustentáveis.

Foi o curso escolhido pelo o analista de sistemas Pedro Mazzuca, 24. "Entender mais de sustentabilidade me ajuda a ter novas oportunidades. A relação com colegas de outras áreas também é muito rica", afirma.

A instituição também oferece o MBA em direito e tecnologia de informação. O curso foi criado para ajudar o advogado que cuida de processos da área e técnicos que precisam entender um pouco mais de direito.

Assuntos como comércio eletrônico, propriedade intelectual e direitos autorais são tratados em aula tanto do ponto de vista jurídico quanto do viés da tecnologia. "O aluno ganha conhecimento da outra área e consegue dialogar com os colegas e os clientes de forma mais efetiva", explica o coordenador do curso, Edson Gomi.

TENDÊNCIAS

O foco em tecnologia está também nos cursos de marketing da ESPM. Além do MBA em big data aplicado ao aarketing, a escola planeja para 2018 masters em inteligência artificial e marketing e data science e marketing.

Desenvolvidos em parceria com a empresa americana de informática IBM, os cursos devem incluir aulas em um laboratório de inteligência artificial e disciplinas como sistemas cognitivos aplicados a negócios e internet das coisas aplicada a cadeia de suprimento.

"Monitorar tendências e buscar formação para desenvolver novas competências é o que faz um bom líder", diz Júlio César Bastos de Figueiredo, coordenador da área de tecnologia e digital na pós-graduação da ESPM.

Já na PUC-SP, o foco se volta às relações no mundo digital no curso atendimento psicológico on-line.

São três módulos independentes que falam da relação do homem com o computador, influências e patologias ligadas à internet (jogos e sexo virtual, por exemplo) e um voltado somente para psicólogos, em que se discute práticas de atendimento mediadas pela internet, que já acontecem na prática.

"Até hoje, nossa maior procura é pelo módulo para psicólogos, mas nos outros já tivemos alunos jornalistas, advogados, médicos e produtores de conteúdo", diz Andréa Jotta, professora do curso.

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ONDE ESTUDAR

MBA EM DIREITO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
onde Poli - USP
duração 18 meses
quanto R$ 29.280

MBA EM GESTÃO E TECNOLOGIAS AMBIENTAIS
onde Poli - USP
duração 24 meses
quanto R$ 22.800

MBA EM TI DIGITAL E INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL
onde Poli - USP
duração 12 meses
quanto R$ 24.300

MBA EM BIG DATA APLICADO AO MARKETING (A DISTÂNCIA)
onde ESPM-SP
duração 24 meses
quanto R$ 16.427,80

PSICOLOGIA E INFORMÁTICA
onde PUC-SP
duração 120 horas
preço R$ 1.471,86

COMUNICAÇÃO DIGITAL E JORNALISMO DE DADOS
onde PUC-SP
duração 30 horas
preço R$ 1.200

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