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Priorizar tarefas é essencial para quem concilia MBA e trabalho

Aulas densas, assuntos técnicos, carga de leitura extensa e uma longa monografia ao final são só uma parte do trabalho que envolve fazer um MBA. Para muitos estudantes da pós-graduação, balancear as novas obrigações com a rotina diária do trabalho pode ser um desafio tão grande quanto a conclusão do curso em si.

E eles são a maioria. Segundo um levantamento feito pela Anamba (Associação Nacional de MBA), 88% dos alunos de MBA trabalham. E o número daqueles que desistem pode ser alto. Em 2016, a evasão chegou a 13,8%.

"Os conhecimentos de um MBA vão além do conteúdo em si", diz Ana Pliopas, professora de relações interpessoais e gestão de pessoas em MBA na FGV. "Uma das grandes competências a ser desenvolvida é saber priorizar, que já é um habilidade que o bom gestor tem que ter: tomar decisões sabendo que não é possível abarcar tudo."

Na prática, isso significa que será necessário abrir mão de coisas da vida pessoal, do trabalho e mesmo do próprio curso. Podem ser as saídas com os amigos, alguma viagem profissional que fique para depois ou dias de aula que não dê para acompanhar. "As prioridades mudam de acordo com o estágio de vida de cada um", diz Guy Cliquet, coordenador de MBA do Insper. "É importante entender quais são os seus objetivos e escolher o que priorizar."

CRONOGRAMA

Para suavizar a sobrecarga, planejamento e organização estão entre as principais dicas dos especialistas.

Aproveite o cronograma prévio de aulas e leituras do MBA para, por exemplo, adiantar leituras em semanas mais tranquilas no trabalho.

Reservar parte da hora do almoço em alguns dias da semana para as leituras pode ser uma saída, recomenda Marcia Vazquez, gestora de capital humano da Thomas Case, consultoria de gestão de carreiras.

Acordar uma hora mais cedo antes do trabalho ou reservar uma hora à noite, além de aproveitar os fins de semana para uma revisão mais longa, também são alternativas.

"É importante saber que é impossível ler tudo que é recomendado", afirma a professora Pliopas.

Um bom caminho, recomenda, é escolher os assuntos de maior interesse dentro das disciplinas e se concentrar neles.

Ser transparente com a empresa é outro passo essencial para não perder produtividade. Chefes e colegas podem dar suporte na hora de negociar horas extras, mais prazo para entregas de relatórios ou saídas antecipadas.

Não ter medo de delegar tarefas e de pedir ajuda no que se tem dificuldade são outras atitudes saudáveis que Vazquez enumera para otimizar o tempo e reduzir o estresse. "Não é hora de ser perfeccionista. Não adianta gastar tempo em busca de um alto grau de perfeição. Isso não existe", afirma a consultora.

Há também vantagens em administrar aula e trabalho simultâneos. "Aplique nas decisões do trabalho o que estiver aprendendo na sala de aula. Aí sim estaremos falando de um aprendizado útil", diz ", diz Cliquet, do Insper.

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VIDA DUPLA - Como balancear MBA e trabalho

1 - Escolha
É impossível dar conta de tudo. Eleja o que é mais importante do curso e do trabalho

2 - Planeje
Use o cronograma das aulas para adiantar leituras e administrar as faltas nas aulas

3 - Leia o necessário
Veja os temas que mais interessam dentro do programa e dedique o esforço maior a eles

4 - Tenha horários
Separe uma hora de estudo por dia, pode ser no almoço, antes do trabalho ou à noite

5 - Descanse
Diversão também é essencial para um bom desempenho. Reserve tempo para a família

6 - Fale com a empresa
Conte sobre o MBA e peça ajuda, como alongar um prazo de entrega de relatório

7 - Fale com os colegas
Colegas do curso podem te ajudar com os conteúdos perdidos nas eventuais faltas

8 - Aplique
Explore os aprendizados de sala de aula no dia a dia do trabalho para melhorar o aproveitamento do curso

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