Publicidade

carreira executiva

'Atue subordinado a um grande chefe antes de querer ser um', diz consultor

Mais do que ler livros sobre liderança, o profissional interessado em se destacar deve trabalhar com um grande gestor e aprender na prática.

A receita é do indiano-americano Ram Charan, consultor de negócios e doutor pela Universidade Harvard que já aconselhou nomes como Jack Welch, ex-presidente da General Electric, e também seu sucessor, Jeffrey Immelt.

"Vale mais a pena observar os grandes, encontrar o melhor em sua área e se tornar seu subordinado", afirma.

Charan lembra que liderança não é para todos. "Quem prefere áreas especializadas deve se tornar competitivo no que faz de melhor", aconselha.

Folha - Todos podem ser líderes? É algo que se aprende?
Ram Charan - Não. Nem todo mundo leva jeito para a gestão, que significa, grosso modo, liderar pessoas. Se a pessoa se sai melhor trabalhando sozinha, como especialista, deve investir nisso.

Como ser um líder melhor?
Você só precisa de duas competências. Uma é julgar bem os talentos da equipe. A boa liderança consegue alocar as pessoas em funções onde elas se destacarão. Isso é 50% do sucesso do gestor. A outra metade é estimular as pessoas direito. Assim, poderão alcançar um desempenho que nem elas imaginavam ser possível.

Divulgação
PODER - No nono dia da Caravana Pelo Brasil, a ex Presidenta Dilma encontra o ex Presidente Lula participa de ato da Frente Brasil Popular, no centro de Recife. 25/08/2017 - Foto - Marlene Bergamo/Folhapress - 017 -
O consultor de negócios indiano-americano Ram Charan

Como é possível aprimorar essas duas habilidades?
Melhor do que ouvir especialistas em recursos humanos que nunca foram líderes é observar os presidentes das empresas. Esses gestores têm a capacidade de se comunicar e de perceber forças externas que podem impactar os negócios, como uma nova tecnologia. Um bom líder se mantém conectado com o mundo fora da empresa e detecta oportunidades ali.

Há outras formas de aprender mais o ofício de gestão?
Ler sobre o assunto não vai ajudar muito. O melhor jeito é trabalhar para um bom líder. Um cientista, por exemplo, vai tentar se juntar a um Prêmio Nobel porque ele é o melhor em sua área. Não precisa nem procurar um mentor.

É possível um líder se fortalecer em momentos de crise?
Sem se voltar para essas duas habilidades, não. E, nessas horas, observar o mundo fora da empresa e detectar oportunidades lá fora é ainda mais importante. Para isso, é preciso conversar com os clientes, passar um tempo com eles e entender o que eles querem. Os líderes precisam sair mais de seus escritórios.

Como o gestor pode melhorar a qualidade de suas decisões?
Todos nós cometemos erros. Mas muitos líderes se tornam confiantes demais, rígidos e não se municiam de todos os dados antes de bater o martelo. É preciso ser flexível para não errar duas vezes.

Quais são os principais erros dos jovens ao chegar à gestão?
O primeiro é não entender bem a nova posição e se manter em funções operacionais. O segundo é não entender que agora é líder daqueles que antes eram seus pares. O último é de gestão de tempo: não saber priorizar e passar tempo demais em tarefas menores é bastante comum.

Como a velha guarda pode ajudá-los nesse processo?
A nova geração precisa de "coaching de experiência", ou seja, líderes que lhes mostrem o caminho. Será preciso trabalhar em equipe, de forma diagonal. Não recomendo escolher empresas com estruturas de comando muito grandes, porque parte delas deve desaparecer.

*

RAIO-X

RAM CHARAN, 77

NASCIMENTO
1939, na Índia

FORMAÇÃO
MBA e doutorado em administração pela Universidade Harvard

CARREIRA
Trabalhou com empresas como GE, KLM e Coca-Cola

Publicidade
Publicidade
Publicidade