Publicidade

Santa Cecília é oásis de imóveis grandes; Tatuapé é novo bolsão de luxo

A região de Santa Cecília tem sido o oásis no centro de São Paulo para incorporadoras de olho em apartamentos grandes e de alto padrão.

Isso porque o bairro tem muitos imóveis e casas antigas, além de galpões. "Esse cenário favorece a compra de um terreno por um valor bem mais baixo e permite a requalificação do espaço urbano", afirma Celso Amaral, diretor da Geoimovel.

Macelo Rosset/Divulgação
Apartamento de 360 m² na Santa Cecília, no centro de São Paulo
Apartamento de 360 m² na Santa Cecília, no centro de São Paulo

Levantamento da consultoria sobre apartamentos com mais de 200 m² lançados nos últimos três anos em São Paulo mostra que o centro tem apenas 3 dos 35 empreendimentos nesse perfil. Todos em Santa Cecília.

Assim como no caso dos imóveis compactos da região, o público alvo tem um perfil bem característico: gente que valoriza boa infraestrutura de transporte público e gosta do burburinho do centro.

O administrador Artur Mariano, 28, já morava em Santa Cecília, em um apartamento antigo de 250 m². Há quatro anos, se mudou com os pais e o irmão para um imóvel novo no mesmo bairro, de 360 m², da construtora Elias Victor Nigri.

"Aqui temos tudo de que precisamos, tem shopping, metrô, é um bairro arborizado", afirma Mariano.

A construtora é responsável ainda pelo edifício Marignan, na mesma região, com unidades de quatro dormitórios e 260 m². O valor do metro quadrado é R$ 15,7 mil.

Morar - Imóveis no centro e no Tatuapé

ZONA LESTE

Outra exceção da lista, com apenas um empreendimento, o Tatuapé, na zona leste, é visto como um novo bolsão de luxo pelas incorporadoras.

"É uma região bem servida com metrô, shopping e espaço para o segmento de alto padrão. Quem enriquece na zona leste estabelece seu trabalho e sua vida na região, não precisa mais ir morar com os ricos do Jardins ou de Higienópolis", diz Bruno Vivanco, vice-presidente da imobiliária Abyara.

A demanda, porém, ainda é menor que em regiões mais centrais da cidade, o que explica a existência de poucos lançamentos do tipo.

A psicóloga Juliane Cruz, 31, nasceu e cresceu na zona leste e faz questão de permanecer por ali. Saiu da casa dos país e foi viver, há dois anos, com o marido, Filipe Pelissari, 31, em um imóvel de 200 m² localizado no Jardim Anália Franco.

"Todos os meus laços familiares e meus amigos estão aqui", diz Cruz, que escolheu um apartamento capaz de abrigar ainda seus dois cachorros, uma filha pequena e os planos futuros de aumentar a família.

Ela mora em um dos empreendimentos da Porte Engenharia e Urbanismo, que tem mais de 40 projetos na região e está lançando o Helen Altos do Tatuapé, com unidades de quatro suítes e 374 m² cada uma. O metro quadrado vale R$ 13,4 mil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade